Palestra "DESAFIOS PROFISSIONAIS: MEIO AMBIENTE, CLIMA, ÁGUA, FERRAMENTAS DE ANÁLISE E A COMUNICAÇÃO" em 22 de outubro de 2013

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez esteve na UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que tem sede em Foz do Iguaçu participando do evento "Geografia e diálogos interdisciplinares", em 22 de outubro de 2013. Sobre a impressão do evento, o Professor Dr. Fernando Tangerino escreveu "O público mudou, estamos acostumados a falar à produtores rurais, muitos deles irrigantes e os profissionais das áreas afins, predominantemente Engenheiros Agrônomos, Agrícolas, Zootecnistas, por exemplo e agora, falamos para um público predominantemente formado por Geógrafos, o que confesso, gerou uma expectativa e apreensão diferente. Mas foi uma ótima experiência."

De acordo com o Professor Tangerino, sua apresentação "DESAFIOS PROFISSIONAIS: MEIO AMBIENTE, CLIMA, ÁGUA, FERRAMENTAS DE ANÁLISE E A COMUNICAÇÃO" ficou facilitada e se tornou complementar, pois todo o terreno foi preparado pelo Professor Samuel Fernando Adami que mostrou quais seriam as atividades em que o Geógrafo pode atuar, indo muito além das atividades mais comum de ensino e como exemplo, destacou um excelente trabalho de análise multicritério como fator de decisão sobre priorização de áreas para a recomposição de matas ciliares.

Na sequência a também Geógrafa Márcia Procópio da Silva Scheer apresentou o trabalho sobre a abordagem sócio ambiental aplicada às áreas irrigadas no sertão nordestino, como foco na região de Juazeiro e Petrolina, onde uso também sistema geográfico de informação e sensoriamento remoto.

Em sua apresentação mostrou como pode ser a participação de geógrafos em atividades que venham a ter sinergia com os trabalhos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que envolvem o clima, a qualidade e disponibilidade da água, a logística de transporte e o desenvolvimento sócio-econômico a partir da agricultura irrigada e seus efeitos multiplicadores e como ferramentas de sistemas geográficos de informação e sensoriamento remoto são essenciais nestes trabalhos. Mostramos alguns dos nossos trabalhos que utilizaram estas ferramentas. A inserção dos geógrafos em trabalhos de comunicação, esclarecimentos e convencimentos relacionados ao uso eficiente da água, muito além de ser uma oportunidade, é uma necessidade.

Terminou agradecendo ao convite da UNILA e disse "que foi uma satisfação grande estar junto com os Geógrafos e dividir com eles outras abordagens do desenvolvimento e da pesquisa, e principalmente discutir possibilidades de sinergia em diferentes trabalhos."

Também aproveitou o tema da palestra como conteúdo da semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça este e também os anteriores.

Veja aqui o registro fotográfico do evento e o video com a apresentação do Prof. Fernando Tangerino:

Veja os slides usados pelo Prof. Tangerino na apresentação e faça downlod clicando aqui.