'MELHORES PARA TRABALHAR' SEGUEM MODELO
|
|
Bruno Lima |
|
|
São três os segredos para ser feliz no emprego: ter confiança nas pessoas para quem você trabalha, ter orgulho do que você faz e gostar das pessoas com quem você convive no ambiente corporativo. |
EQUIPE DIZ PORQUE SE ORGULHA |
Quatro funcionários dão razões bem diferentes para o orgulho que sentem de trabalhar na mesma empresa, a Serasa. Fazer parte de uma companhia em que as portas das salas da diretoria estão sempre abertas (e não é só no sentido figurado) é o que enche de orgulho a secretária Rosangela Vechiato, 37. "Em outros locais onde trabalhei, ia às reuniões para fazer a ata. Aqui participo de reuniões estratégicas e eles pedem a minha opinião", afirma. Para Agnaldo dos Anjos, 35, jardineiro, conta muito o fato de a empresa pagar em dia, oferecer plano de saúde e ter assinado sua carteira. Mas não é só isso. Ele diz que foi ascensorista na firma por oito anos, quando recebeu o convite para mudar de função. "Todos sabiam que eu gostava de jardinagem. Agora é melhor, não fico preso." João Ribas, 50, que nasceu paraplégico e coordena o programa interno para empregar deficientes, diz se orgulhar dos efeitos de seu trabalho. "Foi a empresa em que mais consegui promover a inclusão." Há cerca de 50 deficientes no quadro. Já para Helen de Lima, 26, gerente de dimensionamento de mercado, ver seu esforço aproveitado é o que importa. "Sei que a Serasa precisa do que faço e que meu trabalho faz a empresa crescer. Isso me motiva a querer fazer mais e bem-feito. A gente sente orgulho do que consegue executar." |
BENEFÍCIO "NORMAL" É PRIVILÉGIO ATÉ ENTRE AS MÚLTIS |
Mesmo entre as organizações que mais oferecem benefícios à sua equipe no Brasil, incentivos como 14º salário, acesso ao presidente em reunião mensal com os funcionários, aproveitamento de talentos internos e plano de saúde totalmente custeado pelo empregador são privilégios de poucos.
Informações do instituto Great Place to Work revelam que essas práticas, apregoadas como tendências por profissionais de RH e que, à primeira vista, parecem comuns, são consideradas diferenciais na gestão de pessoas até entre as "melhores" companhias. Segundo José Tolovi Jr., presidente da entidade, ainda há muito a fazer. "As grandes [empresas] dizem que nas pequenas é mais fácil porque o diretor está lá todo dia e pode falar sempre com os funcionários. As pequenas dizem que, se fossem grandes, teriam mais dinheiro para dar benefícios. A verdade é que o sucesso da gestão de pessoas não tem a ver com isso, mas com confiança." Na lista de medidas apontadas como "excepcionais" no universo das "melhores", contrariando a impressão passada pelas publicações especializadas em carreira, estão a possibilidade de inclusão do marido na assistência médica das funcionárias, a discussão dos valores da empresa em reuniões periódicas e os convênios firmados com escolas de idiomas para dar cursos aos colaboradores. Diferentes |
CINCO DIMENSÕES DA GESTÃO DE PESSOAS |
CREDIBILIDADE - É como o empregado vê o seu líder. Exige: comunicação clara e transparente; competência na condução do negócio; integridade gerencial e consistência da liderança. RESPEITO - É como o funcionário acha que é percebido por seus líderes. Exige: criação de oportunidades para crescimento profissional (até para desenvolver habilidades de liderança); ambiente de trabalho adequado; reconhecimento por trabalhos bem-feitos; envolvimento em decisões relevantes; respeito pelo indivíduo (benefícios especiais e personalizados). IMPARCIALIDADE - É o "jogo limpo", com regras claras para evitar politicagem e apoiar a celebração da diversidade. Exige: equilibrio entre remuneração e trabalho; ausência de favoritismos; mecanismos para denunciar injustiças; ausência de discriminação (o que não impede práticas com enfoque nas mulheres); disseminação da ética. ORGULHO - É sentimento de recompensa por pertencer à equipe, é como cada um percebe a diferença que sua contribuição faz para a empresa. Exige: sentimento de que o trabalho de cada um é especial; reconhecimento explícito do líder e de seu time quando há conquistas da equipe; admiração pela habilidade da empresa de suprir as necessidades do cliente e de servir a comunidade em redor (imagem, reputação e responsabilidade social da companhia). CAMARADAGEM - É o modo como o funcionário se relaciona com as pressoas à sua vota e com o seu ambiente de trabalho. Exige: hospitalidade e criação de intimidade; comemorações e celebrações; sentimento de pertencer a uma comunidade. |
|