A ESTRATÉGIA DE
SAÍDA DO iG

Luís Nassif



 
Logo após uma coluna em que se apontava conflito de interesses na Telemar -instada a participar do capital do provedor gratuito iG (com o banco Opportunity e a GP Participações participando do controle de ambas)-, fui procurado pelo publicitário Nizan Guanaes, que tentava demonstrar a viabilidade do projeto. O iG dispunha de uma lógica de negócios criativa, mas não de um plano de negócios. A lógica consistia em investir na criação de uma marca para, depois, rentabilizá-la por meio de licenciamento. Plano de negócio, em questão, consiste em demonstrar como essas idéias podem gerar retorno financeiro, de que maneira e em um prazo de horizonte financeiramente viável. Se o prazo estoura a capacidade de financiamento da empresa, o melhor negócio do mundo naufraga. Faltava essa lógica. Guanaes justificava o enorme investimento realizado no lançamento do iG Flores, por exemplo, com a informação de que o mercado de flores respondia por negócios de US$ 1 bilhão no país. Posteriormente, apresentou como grande sacada a venda de pizzas pela Internet, com o iG.
Pizzas. Montar estrutura dessas significa criar um padrão de pizza, de atendimento, de entrega, de menu, construir padrões da franquia e fiscalizar a sua qualidade -algo que vai muito além do virtual, em uma cidade que tem uma pizzaria delivery a cada 500 metros. E essa estrutura não existia. Acenava também com a compra de redes de TV, para consolidar a idéia de expansão do
grupo. Era muita informação de compra e de novos negócios e pouca sobre os resultados financeiros de cada um.
Nas últimas semanas essa onda se ampliou, culminando com a informação de que há um grupo estrangeiro disposto a pagar US$ 900 milhões pelo iG.
É impossível. O portal Netzero, maior provedor gratuito dos Estados Unidos, tem 5 milhões de usuários reais, auditados, está presente em mais de 4.000 cidades, virou Internet group, atuando em comércio eletrônico, dispõe de dois anos de caixa para sustentar sua operação. No trimestre que terminou em 30 de setembro, faturou US$ 16,5 milhões (mais que o faturamento anual do iG) e registrou perda líquida de US$ 28,9 milhões (menos que o iG). Anteontem a ação fechou a US$ 1,31,
depois de ter atingido a cotação máxima de US$ 40. Em um mercado com PIB 15 vezes maior que o brasileiro e uma penetração da Internet dez vezes maior, seu preço é de US$ 165,6 milhões.
Além disso, a fonte de recursos do iG secou, e, para seus acionistas, cada dia de vida nunca é mais, é sempre menos. Nesse quadro, a prioridade máxima acaba sendo a de se livrar dos prejuízos futuros, não a de se ressarcir dos investimentos passados. A não ser que... a não ser que, na última hora, ele consiga fechar um contrato excepcional que lhe confira valor. E aí ganham consistência os boatos de que a Telemar seria convocada para tirar esse bicho das costas de dois de seus controladores -o Opportunity e o GP-, a pretexto de que os clientes do provedor são
grandes consumidores de impulsos telefônicos. Ora, o impulso é gerado a partir de quem faz a ligação, não de quem recebe. O impulso do cliente iG de São Paulo é da Telefônica, não do iG. E o do cliente iG do Rio já é da própria Telemar. O que o iG chama de ativo na verdade é o passivo da conta telefônica que ele, iG, precisa pagar nas suas operações de provedor. A não ser que demonstre cabalmente a maneira como a Telemar conseguirá receita adicional com seus usuários, a consumação de uma operação desse tipo será profundamente danosa à companhia telefônica, ainda
mais agora, quando ela têm seus títulos negociados na Bolsa de Nova York e planeja captar recursos
internacionais. É bem provável que em outra empresa, com estrutura financeira sólida e planejamento adequado, a exuberante imaginação de Guanaes encontre campo para prosperar. O iG, infelizmente, já é uma página virada.

Folha de São Paulo, 24 de novembro de 2000, página B.3.