DE OLHO EM VOCÊ

UNESP Ilha Solteira - Área de Hidráulica e Irrigação

Gustavo Villas Boas

Não é preciso gastar os olhos da cara para trocar olhares com alguém do outro lado do mundo. As câmeras que transmitem pela internet (webcams) estão cada vez mais baratas e populares.Uma pesquisa no comparador de preços Shopping UOL (shopping.uol.com.br) mostrou duas dezenas de webcams por menos de R$ 60 nas lojas virtuais.

Webcams são pequenas câmeras que, conectadas ao micro, fazem filmes e podem transmitir ao vivo imagens por meio de programas como o MSN Messenger e o Skype. Com um microfone e uma conexão de banda larga, esses produtos transformam o computador em um aparelho de videofone.

As câmeras mais baratas não devem satisfazer os olhares mais exigentes: as imagens ficam escuras, a definição é ruim e o vídeo não flui, parecendo mais uma seqüência de fotos.

Os modelos mais avançados transmitem imagens em alta definição, contam com programas de apoio que inserem efeitos especiais em tempo real, oferecem zoom, vêm com microfone embutido e podem seguir, sozinhos, o rosto de uma pessoa em movimento, entre outras proezas.

Tudo depende de uma série de especificações (ver quadro abaixo) às quais o usuário deve ficar atento para não se frustrar na hora de usar o equipamento.
Configurar uma câmera é fácil. O padrão da indústria são as conexões USB; basta ligar a webcam ao computador que ela estará pronta para sair filmando.

Usos
Além do bate-papo ao vivo em mensageiros instantâneos, as webcams são usadas até para segurança patrimonial, com softs que detectam movimentos em um ambiente e, então, alertam por e-mail. Em baixaki.ig.com.br/download/GrabMotion.htm existe um programa do tipo.

Outro recurso que está se tornando popular são as videomensagens. Em www.flixn.com, controles simples na tela permitem gravar e avisar alguém, por e-mail, da mensagem de vídeo, que fica hospedada na página.

O www.wengomeeting.com organiza videoconferências com até cinco pessoas. O agendamento e a convocação para o evento são feitos em uma página limpa e fácil de mexer.

Já o www.stickam.com é uma rede de salas de bate-papo turbinadas com imagens de seus usuários, que aparecem ao mesmo tempo na tela.

 


UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA