DOMÍNIOS TERÃO ACENTUAÇÃO GRÁFICA E OUTROS ALFABETOS

Voltar



Muitas empresas já estão aproveitando a nova possibilidade de utilização da acentuação gráfica e caracteres idiomáticos especiais (por ex., a cedilha) no nome de seus domínios na internet. Para isto não existem ainda regras e padrões internacionais de aceitação. Por esta razão, a União Internacional de Telecomunicação (ITU) e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) pretendem buscar agora uma solução conjunta para os problemas técnicos e jurídicos que são gerados pelo uso de tais caracteres especiais.
A questão já está sendo analisada, há algum tempo, por um Multilingual Internet Names Consortium, constituída pela indústria privada.
A ITU e a WIPO calculam que, até o ano de 2003, dois terços dos usuários da internet não dominarão o inglês, até agora a língua franca dos internautas.
Um rápido aumento do número de usuários é esperado sobretudo na Ásia e no mundo árabe. As pessoas que utilizam os alfabetos árabe, chinês, japonês, tâmil e outros alfabetos não-latinos estão hoje em desvantagem na internet. As regras a serem criadas pela ITU e pela WIPO também objetivam solucionar tal problema.


UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA