Um Novo Encontro...
II Workshop de Aplicações de Técnicas
Eletromagnéticas para o Monitoramento Ambiental
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade
de Taubaté
..........Trata-se de um segundo encontro de pesquisadores, estudantes e público em geral interessados pela técnica da reflectometria no domínio do tempo ou ainda conhecida pela sigla em inglês TDR ( Reflectometry Domain Time ). Este evento dá prosseguimento ao I Workshop de Aplicações da Técnica de TDR na Agricultura, realizado na Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade de Campinas em 2001. Importante destacar que eventos específicos como estes ocorreram internacionalmente na Universidade de Northwestern, Illinois, USA em 1994 e 2001 e finalmente na Universidade de Purdue West Lafayette, Indiana em 2006. Neste ultimo encontro o pesquisador Clarke Topp, um dos pioneiros do uso desta técnica, conta como iniciou a pesquisa ou ainda como o emprego desta técnica foi puramente acidental através do artigo intitulado “TDR Reflections: My Thoughts and Experiences on TDR”. Conta que a TDR foi utilizado pelo Serviço Geológico do Canadá conjuntamente com um radar de penetração em solo (GPR - Ground Penetrating Radar), para uma determinação do conteúdo de água no solo de forma independente, uma vez que a umidade do solo afetava a sensibilidade do radar. Neste documento descreve os caminhos difíceis que esta técnica enfrentou na década de 70, para superar as criticas de outros pesquisadores que não acreditavam no uso da técnica frente às outras como o método gravimétrico e o uso da sonda de nêutron que começava a ser utilizado para determinação do conteúdo de água em solos. Então em 1980 na revista Water Resources Research Journal foi apresentado um primeiro artigo técnico Topp et al. (1980) que credenciou oficialmente o uso da técnica e nos dia de hoje passou a ser utilizado como referencia obrigatória em todos os trabalhos que empregam esta técnica. No Brasil esta técnica foi estudada por diversas instituições de pesquisas, onde destacamos a Embrapa Instrumentação Agropecuária que desenvolveu e utiliza a técnica para a determinação da resistência a penetração e a umidade de solos agrícolas.
..........Ao tomarmos conhecimento do programa do evento, verificamos que a partir dos temas propostos e palestrantes envolvidos, não podemos deixar de observar que, transcorrido sete anos após o primeiro evento, muito se avançou no uso da técnica e no aumento de usuários a nível nacional. O próprio título do evento II Workshop de Aplicações de Técnicas Eletromagnéticas para o Monitoramento Ambiental reforça as nossas expectativas, uma vez que a técnica da TDR passa a ser utilizada como ferramenta de controle ambiental. Ou seja, não a utilizamos somente no monitoramento do conteúdo de água no solo, mas empregamos a técnica para a estimativa de nutrientes e/ou elementos químicos contidos na solução do solo a partir da condutividade elétrica. Esperamos que com este novo desafio, possa servir de incentivo ao aparecimento de novos usuários, de forma a popularizarmos o uso da TDR, para que nos próximos encontros possamos ter a apresentação de trabalhos técnico-científicos oriundos de outros grupos de pesquisas.
..........Não poderia deixar de registrar aqui os meus agradecimentos a todos que estão participando da organização deste evento, sobretudo o GEEA - Grupo de Estudos em Engenharia Ambiental do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Taubaté e a honrosa participação como membro honorário. Despeço-me, desejando a todos um bom evento e que a participação ativa de todos possa incentivar a continuidade de novas pesquisas com o uso da técnica da TDR.
Prof. Dr Edson Eiji Matsura