|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
40 ANOS DE ESCOTISMO EM ILHA SOLTEIRA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fernando Braz Tangerino Hernandez
Sandro Barcello
Em 22 de novembro de 1969, há 40 anos, foi fundado em Ilha Solteira o Grupo Escoteiro Urubupungá - GEU, seguindo as orientações de seu fundador, Robert Baden Powell e desenvolvendo atividades de educação não-formal em que princípios da boa cidadania, civismo, integrados ao meio ambiente, formam a base do movimento que educa jovens a partir de 7 anos de idade agrupados em ramos: Lobinho, Escoteiros, Seniores e Pioneiros.
A data é especial e merece comemoração! Aos 40 anos, o GEU é a mais antiga entidade social em atividade em Ilha Solteira e nela se dedicaram abnegados voluntários de diversa formação profissional, se revezando na missão de proporcionar aos jovens de Ilha Solteira a oportunidade de assumirem suas responsabilidades com Deus, com a Pátria, com o próximo e consigo mesmo, de forma progressiva, aprendendo em atividades ao ar livre lições de civismo, companheirismo e habilidades técnicas, entre tantos outros aprendizados, seguindo o propósito, princípios e método do Escotismo, fundado há 102 anos e que teve a doutrina impressa no livro “Escotismo para rapazes”, que em algumas listas consta como o quarto livro mais vendido no mundo.
O centenário Método Escoteiro prepara os jovens para contribuírem para um mundo melhor, nem que seja pelo simples exemplo de conduta e assim, muitos jovens se tornaram grandes líderes em suas áreas de atuação. Bill Clinton, Bill Gates, Ciro Gomes, David Gilmour, Geraldo Alkmin, Gilberto Dimenstein, Harrison Ford, John Major, Juscelino Kubitchek, Maria Bethânia, Mariah Carey, Mário Covas, Paul McCartney, Richard Gere, Roberto Marinho e Steven Spielberg são apenas alguns exemplos de Escoteiros famosos.
Mas chegar aos 40 anos de Movimento Escoteiro em Ilha Solteira formando jovens que se mantém “SEMPRE ALERTA para Servir” e que se orgulham de gritar “UMA VEZ ESCOTEIRO, SEMPRE ESCOTEIRO” exigiu dedicação de muitos ilhenses que certamente também se orgulham da atenção dada aos jovens, mantendo viva a chama do Escotismo acendida por Baden Powell. Se hoje comemoramos 40 anos, os parabéns vão para todos os jovens que passaram pelo GEU e especialmente, a todos os Chefes Escoteiros que nos antecederam e que deixaram suas marcas, histórias e estórias gravadas na memória e nas cinzas das 35 edições do Grande Acampamento Escoteiro de Ilha Solteira.
PARABÉNS GRUPO ESCOTEIRO URUBUPUNGÁ!
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, Ano XIII, n º 1.302, 21 de novembro de 2009, p.A.6.
A Voz do Povo, Ilha Solteira, Ano VIII, Número 724, 21 de novembro de 2009, p.8.
|