|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grupo de irrigação e fertirrigação de cana-de-açúcar - GIFC faz balanço de atividades e elegem nova diretoria
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GIFC realizou no último dia 11 de dezembro em Ribeirão Preto sua última reunião do calendário 2014 na qual apresentou resultados e discutiu propostas para aprimorar o trabalho do Grupo em 2015.
O GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar promoveu em Ribeirão Preto no último dia 11 de dezembro sua última reunião do calendário de 2014. O encontro aconteceu na chácara Vila D’ Garden e reuniu a diretoria da entidade e depois profissionais que atuam na área agrícola de usinas, produtores e representantes do patrocinadores – empresas fabricantes de produtos e serviços dirigidos à irrigação e fertirrigação canavieira.
Na primeira parte da reunião foi eleita a nova diretoria da entidade para o próximo ano, tendo Patrick Francino Campos, gestor agrícola da Jalles Machado, sido escolhido o novo presidente do GIFC. A chapa ainda é composta por Ricardo Pinto (Tesoureiro), da RPA Consultoria; Celio Manechini (Secretário), do Grupo São Martinho; Cassio Paggiaro (Relações Públicas), da Clealco; Fernando Benvenuti (Presidente de Conselho), da Raízen e os conselheiros Carlos Henrique Farias (Miriri), Ivan Oliveira (Cerradinho), Paulo Alexandre de Figueiredo (UNESP) e Fernando Tangerino Hernandez (UNESP).
Para 2015, o GIFC terá novidades em sua gestão. A primeira é a criação da superintendência, que será ocupada por Marco Viana, o presidente do Grupo desde a criação, e terá a função de ampliar o relacionamento institucional e político bem como a missão de administrar a entidade. A segunda, a área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), a cargo do supervisor Leonardo Viana, com o objetivo de intensificar o trabalho em parceria com institutos de pesquisa, universidades e empresas.
O novo presidente Patrick Campos falou sobre o plano estratégico de ação para 2015. “O GIFC ajudou a reduzir o tempo de aprendizagem dos participantes sobre os desafios da irrigação, pois conta com a presença de profissionais experientes. Agora precisamos tornar a irrigação uma ferramenta disseminada de aumento de produtividade entre as usinas e fazer as informações do Grupo chegarem aos tomadores de decisão”, afirmou ele. Patrick apresentou também a pré-agenda de reuniões em 2015, com foco na ampliação e diversificação, agregando assim empresas de outros segmentos envolvidos com a irrigação, como o de fertilizantes, e confirmou a realização da segunda edição do seminário Irrigacana em outubro, em Ribeirão Preto.
Balanço
Marco Viana também pontuou projetos e ideias em andamento, como o novo curso do Senai para formação de mão de obra qualificada em irrigação e a possibilidade de agregar ao Irrigacana uma Feira de Irrigação, a primeira do Brasil. No balanço das atividades de 2014 em relação a 2013, ressaltou o crescimento de 124% no número de associados – de 150 para 336 e de 12% no número total de participantes em reuniões – de 1.031 para 1.167. Além disso, reforçou o aumento da presença de tomadores de decisão nos encontros e a execução e planejamento de experimentos em irrigação, o que não existia em 2013. Ao final, antes da confraternização dos presentes, Ricardo Pinto apresentou informações e dados sobre as projeções para o setor em 2015.
GIFIC, 15 de dezembro de 2014.
|