UNESP Ilha Solteira recebe alunos de Agronomia da AEMS e UNESP Dracena

Neste sábado, dia 11 de abril de 2015, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu duas visitas simultaneamente, com objetivos diferentes. Quarenta e quatro estudantes e professores estiveram no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira neste último sábado.
Os alunos de Agronomia da AEMS de Três Lagoas estiveram no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para conhecer as atividades de pesquisa e extensão universitária com foco na Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e o apoio que a UNESP possibilita aos irrigantes para que possam fazer a correta irrigação e uso da água em seus equipamentos de irrigação.
Já os alunos da UNESP Dracena estiveram em Ilha Solteira para conhecer também as ferramentas de apoio ao irrigante o que incluiu conhecer o monitoramento climático realizado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que na prática deve ser precedido da avaliação dos sistemas de irrigação, o que foi feito na forma de aula prática com confecção de relatórios precedido de discussões e cálculos realizados após avaliarem um sistema de irrigação por aspersão fixa instalado no entorno do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e utilizado exatamente para aulas práticas.
Os visitantes foram recepcionados por toda a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, formada pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e seus orientados, que os apresentou um a um destacando que foram eles que prepararam a recepção e a infra estrutura técnica para a visita. "Talvez vocês não percebam, mas ao recebê-los aqui de forma adequada por toda a nossa equipe formada por estudantes em diferentes níveis e envolvidos em diferentes projetos há toda uma preparação que para nós é encarada como mais uma das formas de treinamento oferecido de modo a cumprir o objetivo de proporcionar uma qualificação diferenciada. Assim, muito obrigado pela visita, aproveitem, perguntem, se envolvam e tenham um excelente dia" finalizou o Professor Dr.Hernandez. As atividades se prolongaram até depois do meio dia.

AEMS - Três Lagoas
Os alunos do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) vieram até a UNESP Ilha Solteira em ação coordenada pelos Professores Renato Franco e Débora Nogueira conheceram as instalações da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira - incluindo campo, no caso a Estação Agrometeorológica Automática de Ilha Solteira - também parte das atividades desenvolvidas com ênfase no monitoramento climático feito pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que tem a sua parte visível o canal clima da UNESP Ilha Solteira e que disponibiliza de forma livre e gratuita as variáveis climáticas coletadas em oito estações com atualização a cada cinco minutos. A evapotranspiração é estimada e divulgada de nodo a permitir que irrigantes façam a aplicação da água em seus sistemas de irrigação no momento e na quantidade adequada, evitando desperdícios e aumentando as suas produtividades.

grupo cultivar, 14 de abril de 2015