Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Chuva acima do esperado e frio no noroeste paulista
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mal começou o inverno e com a ajuda das chuvas e aumento na umidade relativa do ar, as temperaturas começaram a cair. No mês de junho as temperaturas mínimas ficaram abaixo dos 20°C.

Com exceção de Ilha Solteira, que em cinco dias do mês de junho as temperaturas não ficaram abaixo de 20°C: 1 de junho: 20,5°C; 10, 11 e 19 de junho: 20,0°C; e 21 de junho: 20,5°C.

Itapura porém, chegou à mínima do mês em 5 de junho com 13,6°C, a temperatura mais baixa entre as Estações Agrometeorológicas, seguida por Santa Adélia Pioneiros, que no mesmo dia atingiu 14,2°C, Paranapuã 14,4°C, Ilha Solteira 14,8°C, Bonança que no dia 4 de junho marcou 15,0°C e entre todas Santa Adélia ficou com a maior temperatura mínima, de 16,7°C, que se repetiu nos dias 4, 5 e 22 de junho.

A média das mínimas temperaturas do mês não alcançaram 19°C, ficando Ilha Solteira e Santa Adélia empatadas com as maiores médias (18,4°C) e Itapura e Paranapuã com as menores médias (16,9°C).

A chuva em junho chegou em três vezes, a primeira no início do mês (02/06), quando Itapura obteve a maior precipitação (16,8 mm), seguida por Santa Adélia com 14,7 mm, Ilha Solteira 14,0 mm, Paranapuã 13,7 mm, Bonança 11,4 mm e Santa Adélia Pioneiros, única a não alcançar os 10 mm, com 9,9 mm.

No dia 16 houve a maior chuva do mês entre as estações, 28,5 mm em Santa Adélia Pioneiros, localizada em Sud Mennucci. Entre os dias 16 e 17 de junho houve a segunda concentração de chuvas, as mais intensas porém ocorreram no dia 16 em todas as estações: Bonança 25,9 mm, Itapura 22,9 mm, Santa Adélia 20,1 mm, Paranapuã 18,8 mm e Ilha Solteira com a menor precipitação com 11,4 mm.

Entre os dias 24 e 25 ocorreu a terceira concentração de chuvas. Ficando Populina 17,5 mm, no dia 24 com a maior chuva entre as estações, no dia 24 ainda Itapura marcou 13,5 mm e Santa Adélia 6,9 mm; no dia 25 Ilha Solteira obteve a maior chuva com 17,3 mm, Paranapuã 14,0 mm, Bonança 3,6 mm e Santa Adélia Pioneiros 2,0 mm.

A soma das chuvas do mês ficaram entre 43,7 mm em Santa Adélia Pioneiros, com o menor valor e Itapura com 67,8 mm com o maior registro de chuva. Hoje choveu em todo noroeste áuslita e até o momento (17:20 horas) choveu em Ilha Solteira 14,5 mm e o mínimo foi registrado em Paranapuã (1,8mm) e em Pereira Barreto o total de chuva variou entre 9,1 e 13,5 mm (http://clima.feis.unesp.br/sobrepor/chuva_acumulada.php).

Segundo a análise do histórico de chuvas na região no período entre 2000 e 2011, as precipitações passam a diminuir com maior rapidez a partir de março, e em junho a média histórica fica próxima a 16 mm no mês, o que destoa bastante do observado este ano, em que a média das estações ficou em 56 mm.

Em 2012 o noroeste paulista teve também um junho atípico, de muita chuva, que variou entre 120 e 195 mm no mês e possibilitou especialmente aos cultivos de cana a recuperação da produtividade que vinha sofrendo quedas sucessivas devido as secas prolongadas.

A chuva mais intensa de junho, promove o desenvolvimento vegetativo da cultura da cana, o que colabora com a redução da ATR na região, além de alongar a safra, trazendo outro problema, que é possibilidade de ter a chamada cana “bizada”, ou seja, a cana somente vai ser colhida na próxima safra.

O acesso a toda base climática proveniente da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista pode ser feita a partir do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br com as variáveis sendo atualizadas a cada 5 minutos, permitindo o acompanhamento em tempo real.

A análise climática é publicada a partir do Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira emhttp://irrigacao.blogspot.com.br

Sobre o clima no noroeste paulista confira também o artigo "Chuva e evapotranspiração no noroeste paulista em 2012" e outros artigos já publicados podem ser acessados na aba "Textos Técnicos" do canal de conteúdo da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://www.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php.

Acessoria de Imprensa


GRUPO CULTIVAR, 27 de junho de 2013.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA