Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Temperatura é recorde no noroeste paulista
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em plena primavera, estação de belas paisagens floridas e diversificada pelo florescimento de várias espécies, o mês de outubro não nos trouxe apenas flores, além de ser o mês de grandes decisões políticas e todas suas implicações, o mesmo começou quente aqui no noroeste paulista e continua com elevadas temperaturas até o momento. Essa semana foram registrados mais de três recordes de temperatura em municípios do noroeste paulista monitorados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira.
A estação Itapura, que fica no encontro dos rios Tietê e Paraná registrou 41,2°C, superando em 0,2°C a temperatura da última terça-feira (14) e se consolidando como a maior temperatura desde 2011, ano em que a estação foi instalada. 
Na estação Santa Adélia, localizada no município de Pereira Barreto - SP, a temperatura máxima registrada foi 40,7°C no dia 15 de outubro de 2014, sendo assim o recorde anual de 2014. Temperaturas maiores que 40,7ºC aconteceram apenas duas vezes, em 30 e 31 de outubro de 2012, marcadas pela maior temperatura já registrada, que foi de 41,3°C.
Já em Ilha Solteira, 41,2ºC foi registrado na quarta feira (15), e foi a terceira vez na semana que a cidade registrou o dia mais quente do ano e, de acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, chegou próximo ao maior registro da estação, feito em 8 de janeiro de 1993, com 42°C.

Chuva

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP fez um levantamento em seu banco de dados das chuvas no mês de setembro em todas as oito estações da Rede.
Em cinco das oito estações o volume de chuva acumulado foi superior a 100 mm, como é o caso de Paranapuã que registrou 156,40 mm, Santa Adélia Pioneiros (Sud Menucci) 142,50 mm, Marinópolis com 116,10 mm e Santa Adélia (Pereira Barreto) 115,9 e Bonança (Pereira Barreto) 106,00 mm. Abaixo dos 100 mm ficaram Populina com 84,00 mm, Ilha Solteira 67,00 mm e por ultimo, registrando a menor precipitação, Itapura com apenas 30,08 mm.
O dia 1 de outubro de 2014, iniciou com chuvas significativas em boa parte do Noroeste Paulista, onde o município de Ilha Solteira e Paranapuã registraram uma precipitação acima dos 30 mm
"Para equacionar a crise de água que enfrentamos de leste com um sistema Cantareira ameaçando um sistema de abastecimento de água para a população, a oeste com geração de energia com restrições e irrigantes sem condições de operar seus sistemas de irrigação, ou seja, muita chuva tem que chegar, rezamos diuturnamente que venha chuvas em quantidades superiores as médias", analisa o Professor e Engenheiro Agrônomo Fernando Braz Tangerino Hernandez.

Setembro, o mês mais quente dos últimos 184 anos

Segundo informações da NASA – Agência Aeroespacial dos EUA, a Terra registrou novo recorde de temperatura e o mês de setembro de 2014 foi o mais quente desde 1880. Pela terceira vez no ano foram registrados recordes de temperaturas altas, o que, segundo cientistas, pode fazer com que o ano de 2014 se torne o mais quente já registrado.

Hoje Mais, 21 de outubro de 2014.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA