Curso aborda sistemas de irrigação e eficiência no uso da água

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), promoveu nesta quinta (04) e sexta-feira (05), o curso "Avaliação de Sistemas de Irrigação". O evento, que teve como público irrigantes, engenheiros, técnicos em agricultura irrigada e estudantes, foi realizado no anfiteatro da Agronomia (Campus II), que fica na Rua Monção, 226.

O curso foi uma continuidade do programa de treinamento promovido pela ANA nas áreas de agricultura irrigada. No Noroeste Paulista, o curso sobre "Manejo da Irrigação - Quando e Quanto Irrigar?" aconteceu em maio, na UNESP de Ilha Solteira, que agora oferece as condições técnicas para que Irrigantes possam entender a importância da avaliação dos seus sistemas de irrigação e aprendendo como fazê-la de modo a melhorar a eficiência do uso da água. "Para que o manejo da irrigação seja efetivo, é importante que o irrigante conheça não somente a capacidade do seu sistema de irrigação, mas também com qual qualidade a água é aplicada ao solo, ou seja, qual a uniformidade da aplicação da água. Quanto mais uniforme, maior a produtividade! E esta é apenas um das vantagens de se conhecer bem o sistema de irrigação", explicou o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, e instrutor do curso de "Avaliação de Sistemas de Irrigação".

Objetivo - O curso terá o objetivo de fornecer ao participante conhecimento amplo sobre a avaliação de equipamentos de irrigação do sistema a ser abordado, considerando os diversos tipos de sistemas existentes e entre os objetivos específicos estão a identificação das características fundamentais de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado; compreender a hidráulica de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado e seus relacionamentos com a uniformidade e a eficiência de irrigação; aprender os conhecimentos básicos para selecionar e operar o método de irrigação mais adequado às condições locais do sistema água-solo-planta-clima; identificar os aspectos fundamentais do projeto agronômico e hidráulico dos vários sistemas ou métodos de irrigação a ser abordado; Aprender os princípios fundamentais da avaliação dos sistemas de irrigação, e aprender a avaliar tais sistemas de irrigação.

Ilha de Notícias, Ilha Solteira, 5 de agosto de 2016.

Ilha de Notícias, Ilha Solteira, 1 de agosto de 2016.

A VOZ DO POVO, Ilha Solteira, Ano XV, Número 1752, 6 de agosto de 2016, p.3.