|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais uma ampla área da zona rural de Ilha Solteira pega fogo
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais uma ampla área da zona rural de Ilha Solteira pegou fogo. Na noite desta segunda-feira (16), os bombeiros levaram cerca de três horas para controlar um incêndio em uma região próxima ao Jardim Novo Horizonte.
Segundo apurou o ilhadenoticias.com, o fogo começou no Cinturão Verde, em área onde existem várias propriedades rurais. Não há informações sobre como o incêndio teria começado, mas ele pode ter sido originado em algum tipo de queimada que acabou saindo do controle. Como a vegetação está seca, ele se espalhou rapidamente.
Ainda segundo apurou o ilhadenoticias, foram utilizados quatro caminhões, seis bombeiros e vinte mil litros d’água no combate ao fogo. A Prefeitura apoiou o Corpo de Bombeiros.
Seca - A baixa umidade do ar e a falta de chuva (não chove na cidade há mais de cem dias) é a combinação perfeita para o surgimento de incêndios em área de vegetação e terrenos baldios. E são nesses locais que vem sendo registrados a maioria dos focos.
As queimadas agrícolas são apontadas como fatores de riscos nessa época do ano. Mas é bom lembrar que as queimadas, tanto em área urbana ou rural, é crime ambiental. “E o culpado pode pagar e até ser preso. E, caso condenado, permanecer na prisão de seis meses a cinco anos, dependendo do crime”, explicou o sargento Gustavo Trevelin, do Corpo de Bombeiros de Ilha Solteira.
O sargento ressalta que, caso o causador do incêndio não seja identificado, o proprietário do terreno pode ser responsabilizado. Apesar do número de queimadas serem frequentes e de maior proporção em áreas rurais, é na área urbana que eles são mais registrados.
Ilha de Notícias, Ilha Solteira, 18 de Agosto de 2018.
|