Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Seca em Ilha Solteira chega 141 dias e iguala recorde histórico
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Ilha Solteira completa nesta terça-feira (21), 141 dias sem chuva igualando o recorde histórico de 2010, quando ficou sem chover pelo mesmo período. A informação é da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, que monitora o clima na cidade e região.

A última chuva em Ilha Solteira, com volume superior à dez milímetros, foi registrada no dia 1º de abril, há exatos 141 dias. Até chegou a chover em alguns dias no período, mas em volume pequeno, insuficiente para recuperar a água do solo. Com poucas horas de sol, ela se evapora. Por isso, o órgão só considera como chuva as de volume superior a dez milímetros, que não ocorreu nenhuma vez desde o início de abril.

A tendência é que 2018 registre a maior seca da história de Ilha Solteira. Isso porque a estiagem começou mais cedo do que a média histórica. E chuvas volumosas só devem ocorrer a partir da segunda quinzena de setembro. Em 2010, por exemplo, só voltou a chover em 27 de setembro.

O período sem chuva já tráz reflexos para Ilha Solteira, principalmente na produção do campo. “A situação é mais crítica este ano e as consequências da falta de chuva podem ser medidas por dois outros elementos, quando teve início a seca e a extensão do déficit hídrico. Com as chuvas cessaram dois ou três meses antes do que normalmente se registram, isso trouxe consequências econômicas ao campo, desde frustração de resultados, até o aumento dos custos de produção pelo maior uso dos sistemas de irrigação que trabalham em plena carga. Cana e pastagens estão sendo as culturas que mais sentem este déficit hídrico antecipado”, disse o professor Fernando Braz Tangerino Hernandes, da UNESP de Ilha Solteira,

O ano de 2018 também pode ser o com mais dias, não consecutivos, sem chuva. Já são 141, perdendo apenas para 2010, que ficou 159 dias sem chuva superior a 10 mm.

Chuva – A boa notícia é que pode chover no sábado (25). De acordo com o site www.tempoagora.com.br, está previsto 7 mm para este dia, o que não interromperia a contagem da seca.

 

Ilha de Notícias, Ilha Solteira, 21 de Agosto de 2018.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA