Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Mesmo com volta da chuva, não há prazo para recuperação do reservatório de Ilha
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Com a falta de chuva, o reservatório da usina de Ilha Solteira, assim como o de Três Irmãos, em Pereira Barreto, está com o volume útil em  0% desde o fim de junho

Especialistas calculam que em várias regiões do país que sofrem com a falta de chuva, a recuperação pode levar de dois a quatro anos. Isso se chover, no mínimo, dentro do esperado no período. Já para o reservatório de Ilha Solteira, não há previsão.

Com a falta de chuva, o reservatório da usina de Ilha Solteira, assim como o de Três Irmãos, em Pereira Barreto, está com o volume útil em 0% desde o fim de junho. Apesar disso, a geração de energia ainda não foi comprometida. As usinas vem operando com a capacidade mínima.

De acordo com o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que monitora clima na cidade e na região, após a criação do Canal de Pereira Barreto, o lago das usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos passaram a ser um reservatório único. “A ONS, ao invés de calcular o volume na linha da boca da turbina, passou a calcular a navegabilidade da hidrovia no canal, que neste caso está em 0%”, explicou Tangerino.

Apesar de oficialmente manter o nível no mesmo patamar do final de junho, a diminuição do volume do reservatório é visível. Da usina, passando por toda a extensão das praias Marina e Catarina, a faixa de terra, misturada com pedra e lama, aumenta diariamente.

A paisagem é de deserto tanto nas praias, como no Recanto das Águas. Na praia Marina, o chão está rachado a poucos metros da área que é usada por banhistas.

Recuperação – Tangerino explica que é difícil calcular o tempo de recuperação do reservatório da usina de Ilha Solteira. “A saída de água é imponderável, porque quem define é a ONS (Operador Nacional do Sistema), em função da produção de energia. Após o início do período chuvoso, será preciso decidir o que é mais importante, se recuperar o lago ou produzir energia”, afirma Tangerino


Professor Fernando Tangerino, na Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira

Ilha de noticias, 23 de outubro de 2014.

.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA