|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Bateu na trave! Chuva ainda não interrompe seca histórica em Ilha Solteira
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Foi por pouco. A chuva que atingiu Ilha Solteira nesta sexta-feira (24), apesar de volumosa, não interrompeu a seca histórica que já dura 145 dias.
De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, que monitora o clima na cidade e região, nesta sexta choveu o equivalente a 9,7 milímetros, 0,3 à menos do que o necessário para ser considerado como chuva. Por isso, o período de estiagem não foi interrompido.
Chuva em baixa quantidade não recupera a água do solo. Ela só refresca e elimina a poeira. “Para a contagem de dias sem chuva, usamos o padrão mundial, que é o mínimo de dez milímetros. Menos que isso, não é chuva. Duas horas de sol na sequência levanta poeira de novo”, disse o professor Fernando Braz Tangerino Hernandes, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP.
A última chuva em Ilha Solteira, com volume superior à dez milímetros, foi registrada no dia 1º de abril, há exatos 145 dias.
Esse já é o maior período sem chuva, desde 1991, monitorado pela UNESP. Antes, o maior período sem dias consecutivos com chuva havia sido registrado em 2010, com 141.
A tendência é que 2018 registre a maior seca da história de Ilha Solteira. Isso porque a estiagem começou mais cedo do que a média histórica. E chuvas volumosas só devem ocorrer a partir da segunda quinzena de setembro. Em 2010, por exemplo, só voltou a chover em 27 de setembro.
Chuva – Ainda pode chover neste sábado (25), mas em baixa quantidade (7 mm). Na semana, também pode chover na terça-feira (4 mm).
Ilha de Notícias, Ilha Solteira, 25 de Agosto de 2018.
|