Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Capacitação e competitividade
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este texto tem o foco principalmente em todos os estudantes brasileiros. Mais um semestre se inicia em grande parte das universidades e sempre é o momento de reflexão e decisão. Vivemos numa época de constante mudança, em uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva e certamente correrá sérios riscos quem não perceber isso e ficar esperando para ver o que acontece. Portanto, a adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência.

Uma sociedade em desenvolvimento exige rompimento, mudança e novidade em linguagem, conceitos e modos. A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços e estejam certos, o diferencial está e estará portanto, na capacidade da empresa ou pessoas em se diferenciarem no mercado e este diferencial estará a cada dias mais na prestação de serviços.

É preciso inovar, não dá para apenas copiar e é preciso criar uma nova postura e reinventar o setor nosso setor. Mas como fazer isso? Com certeza com a capacitação, com estudos, dedicação e foco!

E este é um momento oportuno para que nossos estudantes reflitam também sobre a pressão que o Brasil recebe para facilitar a entrada de profissionais de outros países que estabelecem concorrência conosco. E há divisão de opinião entre os especialistas, uns dizem que a chegada de estrangeiros estimularia a nossa economia e a competitividade. Temos a vantagem do domínio da língua portuguesa, mas para vencer esta competição, só vejo um caminho, ter uma formação forte, adequada e diferenciada!

Aqui na UNESP Ilha Solteira oferecemos a disciplina de Irrigação e Drenagem. Pense numa área agricultável de 119 milhões de hectares, sendo 30 milhões de hectares de área potencial para a agricultura irrigada e irrigamos apenas 5,5 milhões de hectares e incorporamos anualmente em torno de 140 mil hectares de área irrigada. Com todo este potencial de terras aptas à irrigação e mantido este ritmo de crescimento, levaríamos quase 200 anos para esgotar nossas potencialidades.

Aos estudantes e stakeholders da agricultura irrigada, pense no fato de que com irrigação garantimos produtividades elevadas, a irrigação é ainda consideradas uma das ações mitigadoras ao auqecimento global, tem ação agregadora da economia, temos agora o marco regulatório difinido da Política Nacional da Irrigação, entre outros benefícios, então, bem vindos à um mundo de oportunidades representada pela agricultura irrigada!

Assim, fica a dica: vamos aproveitar a oportunidade e nos dedicar aos estudos, à capacitação técnica e vamos nos diferenciar, em cada área em que escolhemos atuar! Fé, obra e sucesso!

Fernando Braz Tangerino Hernandez, Engenheiro Agrônomo e Professor Titular da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
www.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php


www.ilhadenoticias.com, 05 de março de 2013.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA