|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Calor baixa umidade do ar e Ilha entra em estado de atenção
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O forte calor que vem atingindo Ilha Solteira desde o início da semana, vem derrubando a umidade relativa do ar. Na tarde desta sexta-feira (12), de acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, que monitora o clima na região, ela ficou abaixo dos 20%, colocando a cidade em estado de atenção.
Os índices mínimos de umidade vinham ficando entre 20% e 30% desde a última segunda-feira (8). Mas nesta sexta-feira, ela ficou abaixo dos 20% pela primeira.
A umidade relativa do ar ideal gira em torno de 50% a 80%. Mas no inverno, devido a escassez de chuvas, ela pode atingir níveis mais baixos. Em Ilha Solteira não chove há 17 dias (chuvas com mais de 10 milímetros). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a escala para a umidade relativa do ar é de atenção (20% a 30%), alerta (12% a 20%) e alerta máximo (abaixo de 12%).
Com a umidade muito baixa, o corpo perde muito líquido e fica %com as mucosas ressecadas. Para se precaver contra os efeitos da baixa umidade do ar é recomendado que se beba muita água, utilizar-se de baldes ou bacias com água em locais fechados, lavar sempre as vias respiratórias e olhos, usar soro fisiológico e descongestionantes nasais para tornar possível a respiração pelo nariz. Também deve-se evitar a prática de exercícios físicos em locais fechados, e evitar a exposição ao sol das 10h às 15h.
Calor - O calor continua aumentando em Ilha Solteira. Nesta sexta-feira, a temperatura chegou a 37,3º C, uma das mais altas do ano.
A temperatura vem subindo em Ilha Solteira desde o último domingo (7). E a previsão é que ela continue subindo até domingo. Para o final de semana, a previsão é que o calor atinja 38º C.
Por enquanto, a temperatura mais alta registrada este ano é de 38,3º C.
Ilha de noticias, 12 de setembro de 2014.
Jornal A Voz do Povo, 13 de setembro de 2014.
|