Semana promete ser gelada em Ilha Solteira

A Semana promete ser gelada em Ilha Solteira. Na manhã desta segunda-feira (22), a temperatura chegou a 14º C, de acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP. Já no início da madrugada de terça (23), a temperatura chegou a 10,5ºC.
De acordo com o site www.climatempo.com.br, até a próxima quinta-feira (25) a temperatura deve oscilar entre 10º e 22º C. Em 2013, a temperatura mínima registrada em Ilha Solteira foi de 11,3º C, no dia 15 de fevereiro.
A chegada de uma intensa onda de ar polar, com neve e chuva no Sul desde domingo (21), fará os termômetros despencarem em todo o país. Na capital paulista, por exemplo, a previsão é de que sejam registradas as temperaturas mais baixas do ano.
Em Santa Catarina, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) alerta ainda para a possibilidade de "geada negra" no estado. Esse fenômeno raro resulta da combinação de ar extremamente frio e seco com ventos de intensidade moderada a forte. Isso pode acarretar o congelamento interno das plantas.
Quando há umidade, a água forma cristais de gelo. Quando o ar está seco, porém, as plantas não ficam esbranquiçadas, elas queimam e morrem", explica o engenheiro agrícola Jurandir Zullo Junior, da Unicamp. "Como as plantações ficam escurecidas, surgiu o nome de geada negra."
No Rio Grande do Sul, é esperada a incidência de neve e chuva congelada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve chegar a 6ºC negativos no Estado na próxima semana. No Paraná, a temperatura deve variar entre 13°C e 3ºC negativos na terça-feira.

www.ilhadenoticias.com, 23 de julho de 2013.