Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Reservatório de Ilha Solteira atinge o nível mais baixo do país: 0%
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A falta de chuva colocou os reservatórios das usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos, em Pereira Barreto, entre os níveis mais baixos do país. Nesta quarta-feira (25), de acordo com Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No mesmo período no ano passado, o volume útil dos reservatórios era de 80%.

Apesar de ter alcançado 0%, esse número não quer dizer que o rio secou e que a geração de energia será comprometida. A CESP, concessionária responsável por essas hidrelétricas, informou que está trabalhando com a capacidade mínima, mas garante que o fornecimento de energia para quase sete milhões de casas não está comprometido, porque o sistema energético do país é interligado.

De acordo com o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, após a criação do Canal de Pereira Barreto, o lago das usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos passaram a ser um reservatório único. “A ONS, ao invés de calcular o volume na linha da boca da turbina, passou a calcular a navegabilidade da hidrovia no canal, que neste caso está em 0%. Mas isso ainda não prejudica a geração de energia, mas é preocupante”, explicou Tangerino.

A diminuição do volume do reservatório também já prejudica os agricultores que utilizam a irrigação para aumentar a produção de suas culturas e os produtores de peixes em tanques-redes. “Os agricultores estão tendo que ampliar o sistema para buscar água para a irrigação. Já os psicultores estão tendo que mudar os tanques de lugar, buscando áreas mais profundas do rio. E isso aumenta o custo. E dificilmente esse gasto vai ser compensado”, disse Tangerino.

O transporte de carga pela Hidrovia Tietê-Paraná também já foi paralisado

Seca muda paisagem na praia e no Recanto das Águas

A seca mudou a paisagem nas praias e no Recanto das Águas, em Ilha Solteira. 
A falta de chuva vem diminuindo o tamanho da Praia Catarina, em Ilha Solteira. A área para banhistas vem encolhendo devido a seca registrada nos últimos meses.

O nível da água está bem abaixo do normal, criando uma ampla faixa de grama e areia. A área para banho já diminuiu consideravelmente.

A situação é a mesma na Praia Marina. O nível da água já está longe da rampa utilizada por embarcações. Se antes a água chegava próxima a uma mata que existe na região, hoje a margem do rio está a vários metros do local.

No Recanto das Águas, uma “praia artificial” surgiu no fundo dos ranchos do bairro. 
A margem da água está mais de cem metros abaixo do limite dos ranchos. Uma ampla faixa de areia e lama surgiu, o que permite que as pessoas circulem pela área que vai do Recanto das Águas até a ponte sobre o rio São José dos Dourados. “Do tempo que estou aqui, nunca vi o rio tão baixo”, disse uma moradora do bairro.

O volume do rio está tão baixo, que uma “floresta” de galhos secos, antes submersa, pode ser vista ao longo do rio. Alguns já estão completamente fora d’água.

 



ILHA DE NOTICIAS, 26 de Junho de 2014

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA