----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Apesar da chuva, nível do reservatório de Ilha Solteira não sobe

O ilhadenoticias.com vem registrando os reflexos da seca nas praias desde o primeiro semestre. Foto tirada no último mês de setembro, comparada com uma outra tirada está semana, mostra que a situação não mudou. O nível do reservatório segue baixo. A diferença é que é o mato tomou conta onde antes havia areia e lama.
O reservatório da usina de Ilha Solteira, a maior usina hidrelétrica do Estado de São Paulo, já está em mais de 50% negativo. A profundidade, 7 metros, a mais baixa da história, já está três metros abaixo do volume mínimo necessário para que a água passe pelas turbinas e gere energia.
O nível do reservatório de Ilha Solteira levou a Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP) a desligar três turbinas da usina. Com isso, a geração de energia, que já vinha reduzida, diminuiu ainda mais.
Antes de desligar as três turbinas, a CESP, atendendo recomendação do Operador Nacional do Sistema (ONS), já havia diminuído a capacidade de geração de energia da usina. Agora, a redução deve ser maior.

Chuva - O volume de chuva registrado em novembro superou a média histórica para o período. A informação é da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que monitora o clima na cidade e na região.
A média histórica de chuva para o mês é de 142 milímetros. Em novembro choveu o equivalente a 210 mm, 68 mm a mais do que o esperrado para o período.
De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, o mês de novembro de 2014 é o mais chuvoso desde 1997 quando, no mesmo período, choveu o equivalente a 295 mm.

Turismo - A seca história que vem atingindo o estado de São Paulo também derrubou o movimento nas praias da cidade.
Com o calor e o horário do verão, a expectativa era de movimento intenso nas praias de Ilha Solteira, um dos principais atrativos turísticos da cidade. Mas o Departamento de Turismo aponta queda brusca no público, algo em torno de 80%.
Número semelhante é estimado pelos comerciantes do local. Na principal lanchonete da praia, o movimento já teria caído 70%. E não há, por enquanto, previsão de melhora.
A margem da praia já teria recuado mais de cem metros, diminuindo consideravelmente a área que era utilizada pelos banhistas. Para se chegar até lá, é preciso percorrer um longo caminho de areia, pedra, lama e mato. E na área para banho a água se mistura com muito barro.

Hidrovia - Para reativar a Hidrovia Tietê-Paraná, paralisada desde o último mês de maio, o Governo do Estado de São Paulo pode elevar o nível do reservatório de Ilha Solteira. O pedido já foi feito ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que já foram entregues relatórios a ONS, Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para que seja dada autorização para a elevação do nível do reservatório, para que a navegação na hidrovia Tietê-Paraná seja reestabelecida.
Alckmin disse achar possível restabelecer a navegação na hidrovia se o nível do reservatório de Ilha Solteira for elevado. “Nós estamos insistindo com o Governo Federal para aumentar um pouco a cota de Ilha Solteira. Segurando um pouco, dá para recuperar o canal de Pereira Barreto e restabelecer a hidrovia Tietê-Paraná”, afirmou o governador.
Considerada uma das principais do Estado para o transporte de cargas, a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná foi paralisada devido a estiagem que atinge o Estado.

Ilha de noticias, 03 de setembro de 2014.