|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dados da Unesp de Ilha Solteira mostram grande diversidade do tempo na região noroeste paulista
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ilha Solteira - A região noroeste paulista registrou durante a semana que passou uma diversidade grande em relação ao tempo, variando desde um calor intenso, com umidade relativa em nível crítico (chegando a 18% nos dias 15 e 16 de setembro em Itapura) e temperaturas acima de 35ºC, com reflexo direto na evapotranspiração que chegou a 7,2 mm/dia na estação de Santa Adélia e 6,9 mm/dia em Ilha Solteira nesta última sexta-feira (20), como registram os dados obtidos pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira.
Também se registrou chuva na região, mas com grande variação, com maior total sendo registrado em Pereira Barreto na Estação Santa Adélia, 72,7 mm.
O Internauta pode acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o clima na região noroeste paulista através do Canal Clima da Unesp Ilha Solteira e no sábado (21) a temperatura e ventos bateram recordes: Ilha Solteira (37,9ºC e ventos de até 43,1 km/h vindos de Norte às 16:05:20 h), em Pereira Barreto, a estação Santa Adélia teve (37,3ºC e ventos de 67,4 km/hora vindos de Leste às 15:52:50 horas e a estação Bonança ficou com 38,3ºC, Itapura (38,4ºC), Populina (38,3ºC), Santa Adélia em Sud Mennucci (38,3ºC) e Paranapua (38,4ºC).
Apenas na segunda-feira (23) foi registrado vento superior ao de sábado, chegando neste dia na Estação Santa Adélia a 68,7 km/hque chegou junto com a chuva que totalizou 20,1 mm. Em Ilha Solteira, com uma série mais longa de dados, apenas em19/09/2012 o vento foi mais intenso que o de sábado, atingindo 69,1 km/h. No sábado, chuva somente em Ilha Solteira e Pereira Barreto (Santa Adélia).
Na terça-feira (17) a chuva total em Ilha Solteira foi de apenas 35 mm, mas dividida em pancadas e a que caiu entre 09:30 e 9:55 horas foi mais forte, chegando a uma intensidade de 73 mm/hora e levando transtorno para alguns ilhenses pela sobrecarga da calha. Antes, logo pela manhã, a chuva que começou as 06:25 horas fez com que Avenida Brasil apresentasse pontos de alagamento.
No mês de setembro o total de chuvas na região noroeste paulista varia entre 15 mm em Populina e 93 mm em Pereira Barreto (Santa Adélia), portanto com grande dispersão entre as microregiões. Em relação à evapotranspiração, a dispersão é menor, totalizando 85 mm (4,3 mm/dia) na Estação Bonança e 123 mm (5,6 mm/dia) na Estação Santa Adélia, ambas em Pereira Barreto.
O monitoramento climático é feito pela Unesp de Ilha Solteira pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação e tem no Canal Clima a sua parte visível e o acesso aos dados coletados pode ser feito também em tempo real a partir no endereço www.clima.feis.unesp.br.
JORNAL DA ILHA, 23 de setembro de 2013.
|