Nesta
aula prática os alunos em grupos, treinam seus conhecimentos
em perda de carga através de três circuitos montados na
área externa do
Laboratório de Hidráulica e Irrigação
da UNESP Ilha Solteira.
Também têm a oportunidade de conhecerem os elementos de
um sistema de irrigação (por aspersâo e localizada)
tais como: válvula de pé e crivo, sucção,
conjunto moto-bomba, conexões, linha lateral, tubo-gotejadores,
aspersores e seus componentes, manômetros e conexões. Em
grupo, sob o comando de um lider, os alunos também
treinam comando, organização e distribuição
de tarefas.
Nesta aula os instrumentos utilizados foram: conjunto moto-bomba completo,
tubos de pilietileno linera de baixa densidade, emissores (gotejadores
e aspersores), manômetros, cronômetros, baldes, proveta,
trena, conexões e tubos de diâmetro maior para direcionamento
do fluxo.
A. Circuito 1: Em uma
linha
de polietileno linear de baixa densidade (PELBD) de 58,32 metros
de comprimento e diâmetro interno de 13mm com um aspersor Agropolo
NY-25 (bocais verde e cinza, 3,0 x 2,5mm) em sua extremidade e com
pressão dada por um conjunto moto-bomba
Schneider BCR 2000 (1/4 cv), os alunos devem avaliar a vazão
do aspersor (conferir com o catálogo) e calcular a perda de carga
pela Fórmula Universal e em seguida medir a pressão na
entrada da linha lateral e a pressão de serviço do aspersor
e comparar a diferença de pressão com a perda de carga
estimada.
B. Circuito 2: Em uma
linha de tubo-gotejador
modelo Naan TIF confeccionada em polietileno linear de baixa densidade
(PELBD) de 61,69 metros de comprimento, diâmetro interno de 13,9mm,
gotejadores espaçados em 0,33 metros e com pressão dada
por um conjunto moto-bomba
Schneider BCR 2000 (1/4 cv), os alunos devem avaliar a vazão
dos gotejadores (comparar com os dados do catálogo) e calcular
a perda de carga pela Fórmula Universal e em seguida medir a
pressão na entrada da linha lateral e a pressão de serviço
do aspersor e comparar a diferença de pressão com a perda
de carga estimada.
C. Circuito 3: Em um linha
lateral de 40 metros de comprimento de PVC impulsionada por um conjunto
moto-bomba KSB/WEG modelo ETABLOC
32-1601 (rotor de 176 mm), potência de 7,5 cv e um aspersor
ZE-30 na extremidade, os alunos devem avaliar a vazão do aspersor,
medir a pressão na entrada da linha lateral e a pressão
de serviço do aspersor (perda de carga) e a partir daí,
com o uso da equação de Hazen-Williams, descobrir qual
o diâmetro da tubulação enterrada.
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