134,7 KG DE LIXO FORAM RETIRADOS DA PRAIA MARINA EM ILHA SOLTEIRA PELOS PARTICIPANTES DO
IV CAÇA VENTO

Notícias da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira


No último sábado, dia 9 de agosto, foi realizado na praia Marina o IV Caça-Vento, que contou com a participação de alunos e professores do Colégio Anglo de Ilha Solteira. O projeto busca cada vez mais a integração do homem com o meio ambiente, através do uso racional do potencial ecológico-turístico da região.

A quarta edição do evento teve início às nove horas da manhã, com a chegada da turma do passeio ciclístico. A parceria com o Colégio Anglo trouxe ao projeto um caráter especial devido a grande participação de jovens e crianças, que colaboraram ativamente para a limpeza da praia através de uma gincana organizada no local.

O coordenador da iniciativa, Marcos Chiquitelli Neto, juntamente com o Grupo MANERA e a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, recepcionaram todos os participantes ressaltando a importância do projeto e o objetivo de formar cidadãos com preocupação ambiental, sabendo aproveitar a natureza e se divertir através, principalmente dos esportes náuticos, sem degradar ou prejudicar o meio ambiente.

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, através da Guarda Municipal e Bombeiros, o que garantiu uma tarde agradável e segura para todos os participantes.

Agradecimentos realizados, objetivo do IV Caça-vento definido, equipes formadas e mãos a obra. Uma única olhada ao redor para perceber a 1º grande tarefa das 5 equipes formadas por alunos, pais, visitantes e até professores: Recolher o lixo espalhado.

Outras atividades ainda trouxeram muita diversão e entretenimento para quem esteve neste sábado curtindo a beleza da praia Marina, que por ser um grande patrimônio ambiental de Ilha Solteira, deve ser respeitado e preservado.

Os participantes puderam conferir a competição de caiaque, passeio de barco a vela, limpeza da margem do rio Paraná com caiaque ecológico, além da coleta de água realizada em dois pontos do rio.

A Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, coordenada pelo agrônomo Fernando Braz Tangerino Hernandez, apoiou o evento com a preocupação voltada à preservação dos recursos hídricos da região, transmitindo aos alunos, principalmente, do 8º e 9º ano, a importância e interferência da qualidade da água na fauna e flora aquática e terrestre.

Os alunos do Colégio Anglo fizeram a coleta de água supervisionada pelo Biólogo Renato Momesso Franco e o estagiário Gustavo Cavalari Barboza, integrantes da Área de Hidráulica e Irrigação. As análises realizadas no laboratório trouxeram resultados satisfatórios, uma vez que o oxigênio dissolvido encontrado apresentou nível de 8,4mg/L, conferindo um adequado habitat para os animais aquáticos, e a turbidez apresentou valores baixos, indicando uma boa transparência da água.

De volta à gincana, já no final da tarde, a somatória dos pontos apontou a equipe verde como vencedora na coleta de lixo. No caiaque os mais rápidos que completaram a prova foram Victor Lossavalo, em 1º lugar, Geraldo Mantello e Bruno Barreto em 2º e 3º lugar, respectivamente.

Para Amazilia Fátima Vicente Soares, professora do Anglo,” A iniciativa é muito interessante, pois a praia é um lugar público e deveria estar sempre limpo. O evento ajuda as crianças a se tornarem cidadãos melhores e preocupados com o meio-ambiente. É possível ver o descaso dos usuários da praia com as latas e garrafas jogadas no chão, mas o IV Caça-Vento trouxe um maior incentivo para eu voltar a freqüentar, inclusive comprar um caiaque. Adorei esse esporte.”

Os 134,7 kg de lixo total recolhido além das 54 unidades de pneus e materiais de ferro abandonados na praia Marina que foram retirados, fazem de todos os participantes e organizadores do projeto grandes vencedores.

Eventos como este necessitam do envolvimento de toda a população de Ilha Solteira e região, a fim de que os recursos naturais sejam aproveitados e cuidados, como completa a estudante do 3º ano, Mirela Petrarolha “A prainha está ficando esquecida, por isso acho importante que as pessoas lembrem e cobrem a conservação desse maravilhoso patrimônio”.

 
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA-LAS
 
 
Fotos: Larissa Fernanda
 
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, Ano XII, nº 1174, 16 de agosto de 2008, p. A-03