|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A expansão da Agricultura Irrigada e a importância da capacitação tecnológica para a sustentabilidade da produção de alimentos - IrrigaShow 2016
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A 6ª IrrigaShow aconteceu nos dias 6 e 7 de Setembro de 2016, e o tema foi "Reservação - Garanta um futuro mais sustentável". Considerada uma das maiores feiras de negócios do Brasil, a Irrigashow contou com a presença de grandes palestrantes que trouxeram novidades, experiências, curiosidades e muito conhecimento à todos presentes no evento, chegando a 2000 o número de participantes.
O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira esteve presente com a palestra "A expansão da Agricultura irrigada e a importância da capacitação tecnológica para a sustentabilidade da produção de alimentos". Iniciou apresentando a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, fez uma análise da sociedade atual e da certeza de que novos desafios são impostos a todos e um deles é produção de alimentos para atender a demanda mundial. Recordou a sua participação no Irrigashow 2015 quando comparou a crise hídrica de 2001 com a de 2014/15 e discutiu a insegurança que vivemos e a necessidade de investimentos em infra estrutura hídrica, especialmente barramentos.
O Professor Fernando Tangerino também discutiu como a expansão da agricultura irrigada foi freada pela crise hídrica, as potencialidade para a agricultura irrigada e as diferenças entre as regiões sudoeste paulista onde o desafio é o uso racional da água, enquanto que o oeste paulista o desafio é expandir suas áreas irrigadas, mas em abas a busca por maiores valores de produtividade da água deve prevalecer e para isso a capacitação técnica aliada ao uso de novos sensores deve acontecer.
Seguindo a sua apresentação, Tangerino lembrou que a compra de um sistema de irrigação deve ser técnica, baseada em elementos que configuram um equipamento ser classificado como um bom sistema, oq ue pode ser verificada pela a avaliação de desempenho do sistema de irrigação, fundamental para se aplicar água no momento e na quantidade adequada, ou seja, praticar o manejo da irrigção, finalizando então com a necessidade de ações conjuntas: monitoramento climático, uso de informações climáticas, produção e reservação de água na bacia hidrográfica e para isso sempre há necessidade de comunicação e convencimento para que no futuro possamos mitigar os efeitos da sazonalidade ou falta da água e ainda os Produtores de Alimentos serem reconhecidos com a importância de que fato merecem.
Ainda mostrou alguns dados coletados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, enfatizando assim a importância de uma rede agrometeorológica densa, que possa mensurar as variações entre os municípios, sendo as variáveis climáticas uma importante ferramenta não só de planejamento ambiental mas tambem de outras ações como desefesa civíl, pesquisa e diversos.
Diretoria da ASPIPP com os palestrantes do dia 6 de setembro de 2016.
|