|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP Ilha Solteira participa do IRRIGASHOW 2017
--------------------------------------------------------------------------------------------------
E aconteceu nos dias 6 e 7 setembro mais uma edição do IrrigaShow em Campos de Holambra, município de Paranapanema, região Sudoeste do Estado de São Paulo, com a promoção e realização da ASIPP. E a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira mais uma vez se fez presente.
O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez fez duas palestras. Em "Decidindo racionalmente o quanto irrigar e produtividade da água", fez uma retrospectiva da sua participação nas edições de 2015 e 2016, lembrando da crise hídrica e suas consequências, do potencial para expansão da agricultura irrigada no Brasil e a evolução da área irrigada por sistemas pressurizados. Em 2016 foram novos 218.500 hectares irrigados, sendo 48% representados pelos pivôs centrais seguidos de 34% pelos sistemas localizados.
Depois entrou no tema principal da sua apresentação, quando mostrou a importância de se estabelecer um programa de manejo da irrigação. Mostrou que pode ser feito tanto estimando as perdas de água pela evapotranspiração, e aí se deve contar com estações agrometeorológicas, podendo ser próprias, ou utilizar os dados públicos como os da rede de estações mantidas pelo CIIAGRO - IAC que cobre a região e todo o Estado de São Paulo. Por aqui, a UNESP opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.
Foi definido os limites de armazenamento de reserva de água no solo e os elementos necessários para fazer o manejo, como a CAD - Capacidade de Água Disponível, evapotranspiração de referência e da cultura, chuva e irrigação. Para o manejo via solo, foi mostrado sensores - digitais ou analógicos - e para a realização do manejo, a curva característica de retenção de água no solo, a avaliação do sistema de irrigação para definição da lâmina média de irrigação e a escolha do local de instalação são fundamentais. Este trabalho de monitoramento e decisão de quanto e quando irrigar pode ser feito, segudno o Professor Tangerino, pelo próprio Irrigante ou contratar serviços de empresas para tal finalidade.
Já na palestra "Entrando na Agricultura Irrigada - Primeiros Passos", foi destacado quais as preocupações deve ter o Produtor de Alimentos para adquirir seu equipamento de irrigação com segurança. Lâmina de projeto, disponibilidade de água real e legal (Outorga), ponto de captação de água, investimentos em emissores de alta performance e acionamento remoto, diâmetro de adutora confrontando investimentos com os custos operacionais de energia e sistemas de proteção hidráulicos são fundamentais para uma adequado projeto de irrigação.
Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, "a qualidade técnica dos demais palestrantes e a diversidade de temas abordados, legislação, palestras e a exposição de técnicas e produtos inovadores, planejamento, máquinas e comercialização completaram o IrrigaShow que é de fato, o show da agricultura irrigada". Ainda de acordo com o Professor Fernando Tangerino, "de "Ramal da fome" há três décadas atrás, a região Sudoeste paulista se transformou em detentora de 49% da área irrigada por pivô central do Estado de São Paulo e é modelo para outras regiões e Produtores de Alimentos. E querem mais! Modernização, conhecimento, interação, novos relacionamentos foram praticados no IrrigaShow".
A UNESP Botucatu também participou do IrrigaShow com os Professores Doutores João Cury Saad e Rodrigo Sanches Roman, do Departamento de Engenharia Rural que fizeram a Moderação de uma das Mesas de Palestras e o lançamento de um conjunto de publicações direcionadas ao Irrigantes, que em seis publicações formaram o "Material de Capacitação do Usuário", como resultado das pesquisas e cooperação realizada com os Irrigantes associados da ASPIPP.
O IrrigaShow foi destacado no Portal da UNESP em 13 de agosto de 2017 e também em três edições do [Pod Irrigar] - o podcast da agricultura irrigada. A Engenheira Agrônoma Priscila Silvério Sleutjes, secretária executiva da ASPPIP (Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha) fez o balanço da edição de 2016 e as expectativas da sétima edição que aconteceu em 2017, enquanto que o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez fez a avaliação da sua participação na edição deste ano.
O [Pod Irrigar] - o podcast da agricultura irrigada - é um dos canais de comeunicação operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, onde o Internauta a cada nova semana e em apenas três minutos pode ouvir dicas relevantes sobre agricultura irrigada e agrometeorologia. Acesse a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar.
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|