|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noroeste paulista segue com chuvas abaixo da média histórica
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O noroeste paulista sofre em janeiro com os fenômenos climáticos adversos: chuvas abaixo da média histórica, temperaturas acima dos 40ºC e taxas de evapotranspiração acima dos 6,0 mm/dia.
Com estas condições climáticas todos os setores da economia e a população sentem as consequências destas condições climáticas.
Hoje a temperatura máxima na região foi registrada em Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros) que registrou 40,7ºC. Ontem ficou em 40,1ºC conforme informa o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira que disponibiliza os dados provenientes da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista (http://clima.feis.unesp.br).
Ontem, a máxima temperatura na região noroeste paulista foi registrada em Ilha Solteira com 40,8ºC e que hoje sentiu 40,1ºC e evapotranspiração de 6,1 mm/dia, sendo superada por Itapura que registrou 6,4 mm/dia.
Evapotranspiração é a perda de água para a atmosfera e que deve ser reposta ao solo pelas chuvas ou por sistemas de irrigação para que se tenha a máxima produtividade.
Normalmente os sistemas de irrigação ficam desligados em janeiro, mas este ano estão funcionando a plena carga. Segundo o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira "os sistemas de irrigação foram necessários porque além de chover menos que a média histórica em dezembro e janeiro, existe uma grande irregularidade nas chuvas no noroeste paulista. Hoje há municípios que está há apenas quatro dias sem chuvas, mas há outros como parte do município de Pereira Barreto que está há 27 dias sem registrar chuvas maiores que 10 mm".
O Professor Dr. Fernando Tangerino destaca também as elevadas taxas de evapotranspiração registradas. "Sem chuva, com céu limpo e radiação global passando dos 25 MJ/m2.dia e elevadas temperaturas a evapotranspiração atingem com frequência taxas maiores que 6,0 mm/dia, o que significa entregar por irrigação 60 mil litros de água por hectare para garantir a segurança hídrica das culturas. Neste momento são irrigadas no noroeste paulista milho, soja e amendoim, principalmente, entre as culturas anuais de maior expressão".
Chuva e evapotranspiração
Neste janeiro de 2015 o total de chuva registrado pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista (http://clima.feis.unesp.br) está assim: ILHA SOLTEIRA = 19,1 mm, Estação SANTA ADÉLIA em Pereira Barreto = 17,3 mm, MARINÓPOLIS = 49,8 mm, Estação BONANÇA em Pereira Barreto = 26,9 mm, ITAPURA = 63,5 mm, POPULINA = 118,4 mm, Estação SANTA ADÉLIA PIONEIROS em Pereira Barreto = 39,6 mm e PARANAPUÃ = 67,8 mm.
Já a evapotranspiração, tem variação menor entre as estações agrometeorológicas instaladas no noroeste paulista e variam no acumulado do mês entre 81 mm na Estação Bonança em Pereira Barreto e 109 mm em Itapura.
Revista Irrigazine, 21 de janeiro de 2015.
|