|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Palestra do Prof.Dr. Fernando Tangerino em Itapetininga: Manejo da Irrigação no Contexto da crise Hídrica
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Aconteceu no dia 29 de julho de 2015, o II Seminário de Agricultura Irrigada na cidade de Itapetininga. O evento foi uma iniciativa do CBH - ALPA - Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema e da ASPIPP. A abertura contou com a presença de representantes dos Secretário da Agricultura e dos Recursos Hídricos e de Deputados deu a dimensão e a importância do evento em uma região que apresenta números de fazer inveja: 60 mil hectares irrigados, o maior PIB agropecuário paulista e o 8o. do Brasil em Itapetininga - onde aconteceu, proporcionados pela agricultura irrigada e seus efeitos multiplicadores, ressaltados pelo Coordenador da CATI como também fator de sustentabilidade do negócio agropecuário.
José Carlos Rossetti lembrou que a pecuária de leite com o uso de sistemas de irrigação voltou a viabilizar economicamente as pequenas propriedades e deu conhecimento de como os Técnicos paulistas sob sua coordenação estão sendo capacitados para mitigar os efeitos perversos da insegurança hídrica.
Rui Brasil falou de como os diferentes profissionais interpretam a técnica de irrigação, mas que atualmente todos concordam que representa sustentabilidade das terras e da água, mas que o desafio de compartilhar este insumo através do uso múltiplo é um grande desafio para setor público, porque muitas vezes se torna o alvo preferido de muitos. Também a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo Federal, tem sido desafiada a apresentar soluções, uma delas, o programa de redução de demandas em áreas críticas, lembrou Cristiano Zinato.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira também registrou presença no evento representada pelo coordenador, o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que ministrou a palestra sobre "Manejo da irrigação no contexto da Crise Hídrica." A apresentação trouxe a ideia de que não há ações simples e isoladas para se conseguir a tão desejada segurança hídrica.
O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez explicou algumas das ações complementares que se implementadas irão garantir ao curto, médio e longo prazo a manutenção e expansão das diferentes atividades que precisam da água para se desenvolver.Começando pela comunicação, com esclarecimentos, campanhas educativas e convencimento da sociedade, a manutenção por mais tempo a água na bacia de modo a recarregar o lençol freático e diminuir os extremos ou seja, a diferença entre a vazão máxima e mínima dos mananciais e para isso é urgente a recomposição das matas ciliares e proteção das nascentes, a construção de terraços e outras práticas conservacionistas que promovam a infiltração da água no solo em detrimento ao escoamento de base, combate à erosão e voçorocas, construção de barramentos, recuperação de mananciais degradados diminuindo a evapotranspiração elevada da proporcionada pela Typha, comumente chamada de tabôa.
Em relação aos equipamentos de irrigação, o especialista frisou que deve-se melhorar a eficiência no uso da água com avaliação e verificação do sistema de irrigação eliminando vazamentos e fazendo a troca de bocais ou emissores quando desuniformes, adotar programa de manejo da irrigação (via atmosfera ou solo), com a escolha adequada dos coeficientes de cultura e estimativa da evapotranspiração, a irrigação noturna, substituições de sistemas de irrigação e a implantação de bons projetos de irrigação. E que Treinamentos constantes permitirá o uso adequados da informações climáticas provenientes de redes hidro-agrometeorológicas, que devem ser ampliadas.
Confira mais sobre o II Seminário da Agricultura Irrigada que foi o tema do Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada. Ouça também os anteriores.
Veja qual foi a programação da ocasião clicando aqui.
Confira ainda, a matéria realizada pela Tv Tem, filiada da Rede Globo.
Veja aqui o registro fotográfico do II Seminário da Agricultura Irrigada.
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|