|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio é marcado por queda da temperatura e da umidade
--------------------------------------------------------------------------------------------------
O Noroeste Paulista é a região mais quente e de maior déficit hídrico
O Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira disponibilizou os dados completos do clima do mês de maio e constatou que o período foi marcado pela queda das temperaturas e da umidade do ar. Destaque para os irrigantes que estão vencendo a falta de chuvas e a estação seca para realizarem a agricultura com sucesso na região.
“O Noroeste paulista se caracteriza como a região mais quente e de maior déficit hídrico paulista e assim, sistemas de irrigação são essenciais na garantia da produtividade e sucesso econômico dos plantios e ainda possibilita a escolha da época de plantio e a cultura”, destacou o professor Fernando Tangerino, da Unesp Ilha Solteira.
Maio se caracterizou pelas noites frias no noroeste paulista, - região tradicionalmente quente – e em Ilha Solteira, a estação meteorológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp registrou temperatura média mensal de 22,0°C, com média das mínimas em 16,2°C e a segunda menor temperatura do ano aconteceu no dia 03 de maio, com 11,5°C. Já a temperatura máxima foi 32,1°C no dia 8 de maio, mas a temperatura no geral caiu, colocando maio como o mais frio do ano, devido à aproximação do inverno. No dia 1° de junho foi registrada na cidade a menor temperatura, com 11,4°C às 07:03 horas.
A umidade relativa do ar também caiu e chegou a 33% no dia 8, no dia mais quente do mês. Segundo o Laboratório de Hidráulica e Irrigação, a umidade quando chega em 30% já é considerada em nível de atenção para a saúde da população. A umidade relativa do ar média do mês foi de 69,1%.Há mais de 50 dias não chove mais que 10 mm em Ilha Solteira.
A última chuva foi de 74,2 mm no dia 12 de abril. O maior período de seca aconteceu entre 8 de maio e 26 de setembro de 2010, totalizando 141 dias sem chuva em Ilha Solteira. Os dados do clima em Ilha Solteira e na região noroeste paulista estão disponíveis na página da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira, no WWW.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 04 de junho de 2011, p.A08
|