|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Chuva cai e recompõe a umidade do solo
--------------------------------------------------------------------------------------------------
A Unesp Ilha Solteira, por meio da Área de hidráulica e Irrigação, informou que depois de sair de uma seca que, em alguns municípios da região chegou a 121 dias sem chuva, no domingo, 06, a chuva caiu em todo o noroeste paulista.
A estação meteorológica de Ilha Solteira registrou uma chuva de 36,3mm, com início às 19:15 horas, já a umidade relativa que chegou a 33% às 15:16 horas, subiu para níveis em torno de 97% depois do início da chuva.
Dentre as estações meteorológicas operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, a maior precipitação ocorreu na estação montada na Fazenda Bonança em Pereira Barreto que registrou chuva de 88,9 mm, a segunda maior precipitação ocorreu na Estação Santa Adélia, também em Pereira Barreto, com 74,9 mm, seguida da Santa Adélia Pioneiros (Sud Menucci) com 72,9mm.
As demais estações apresentaram um volume de chuva menor em relação a essas três primeiras, ficando Ilha Solteira, com 36,3 mm, Paranapuã com 22,1 mm, Marinópolis com 13 mm e a menor chuva foi na estação de Populina com 12,7 mm.
A chuva que começou a cair na noite de domingo ajudaram a recompor a umidade do solo, garantindo o armazenamento de água para suprir as necessidades das plantas, chamada de evapotranspiração.
A temperatura que girava em torno de 26°C a 33°C em toda a região, ontem antes da chuva caiu e se manteve entre 20°C e 22°C a partir do momento em que começou a chover.
Com a umidade relativa, foi ao contrário, se encontrava em baixos índices e subiu consideravelmente em todas as áreas atingidas pela chuva.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 09 de novembro de 2011, pág 08
|