|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Após semana gelada, Ilha Solteira bate recorde de calor
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Em apenas cinco dias, temperatura foi de 6,3°C, provocando desconforto.
A Estação Meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira registrou nos últimos dias uma drástica mudança do clima no município.
Em apenas cinco dias, a temperatura na cidade subiu 30°C, passando de 6,3°C para 36,3°C, sendo, respectivamente, o segundo dia mais frio e o dia mais quente deste ano em Ilha Solteira.
O dia mais frio foi registrado em 28 de junho, quando os termômetros marcaram 4,4°C. O recorde do dia mais quente foi registrado no dia 08 às 14:19. A alta temperatura e o longo período de estiagem favorecem outro aspecto que está influenciando a saúde da população, a umidade relativa do ar.
Os níveis estão ficando a baixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o que provoca preocupações.
Apesar disso, nos oito primeiros dias de agosto, em apenas dois deles a umidade do ar não ficou abaixo dos 30%, como recomenda a OMS. No dia 05 a umidade relativa do ar caiu a 20,3%.Entre 20 e 30% o estado é crítico.
O que contribui com isso é a falta de chuva. Ilha Solteira está a 60 dias sem chuva que registre, pelo menos, 10mm, quantidade mínima para ser considerado um dia de chuva para a agricultura.
De acordo com o mestrando da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, Gilmar Oliveira Santos, a permanência da temperatura alta e baixa umidade do ar influencia no aumento da evapotranspiração.
Assim os irrigantes devem intensificar o uso dos dois sistemas de irrigação, a fim de assegurar o desenvolvimento das culturas.
Já o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, informou que “as chuvas foram poucas no extremo noroeste, 9,9mm em Ilha Solteira e 6,7mm em Pereira Barreto e assim insuficientes para a recomposição do estoque de água no solo como consequência, os sistemas de irrigação estão atuando para manter a produtividade das culturas cultivadas nesta época”.
Com a ampliação da prestação de serviços à comunidade, a UNESP de Ilha Solteira agora tem mais uma estação agrometeorológica automática disponibilizando em tempo real as informações do clima na região.
O projeto “Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra.” Possibilitará ter os dados climáticos diários das estações de Ilha Solteira, Irapuru, Junqueirópolis, Marinópolis, Paranapuã, Populina, Santa Adélia (Pereira Barreto) e Santa Adélia Pioneiros (Sud Menucci).
O Portal do Clima da UNESP de Ilha Solteira (www.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php) também permite a comparação das diferentes variáveis climáticas entre as diferentes estações.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 10 de agosto de 2011, capa
|