|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ILHA ESTÁ 100 DIAS SEM CHUVA E SOFRE COM CLIMA DE DESERTO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O clima de deserto tem predominado nos últimos dias em Ilha Solteira. Próxima de completar 100 dias sem chuva, a cidade sofre com as mudanças repentinas de temperatura, com a baixa umidade do ar, com as queimadas e com todos os fatores que afetam a saúde, especialmente de crianças e idosos, o meio ambiente e a agricultura.
Em Ilha Solteira, os sensores da estação meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP registraram ontem, sexta-feira, 98 dias sem chuva de pelo menos 10 milímetros, com a última chuva ocorrida no dia 8 de maio, quando choveu o equivalente a 12,5 milímetros. Desde então foram anotadas algumas esparsas precipitações.
Durante 45 desses 98 dias sem chuva a umidade esteve abaixo de 30% durante pelo menos alguma parte do dia, índice que caracteriza estado de atenção pela OMS (Organização Mundial de Saúde). De 20% a 12%, estado de alerta máximo. A chegada de uma frente fria desde o final da semana passadaq derrubou a temperatura em Ilha Solteira, apresentando valores abaixo de 20ºC em quase todos os dias. Destaque para o dia 6, quando a temperatura mínima chegou a 9,7ºC.
Nos primeiros dias de agosto, a temperatura máxima foi de 34,8ºC no dia 1º. A temperatura média do mês é de 22,2ºC. O dado mais preocupante é a umidade relativa do ar, que esteve máxima de 95,0% no dia em que a cidade registrou o dia mais frio do mês e mínima de 18,6% na última quinta-feira. A média da umidade do ar no mês é de 54,4%.
Jornal da Ilha , Ilha Solteira, Ano XIV, Edição 1.374, 14 de agosto de 2010, capa
|