|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP destaca Estação Meteorológica
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Um dos maiores nomes da literatura em língua inglesa, Walt Whitman (1819-1892) fez de seus versos a expressão dos valores e dos anseios dos Estados Unidos, seu país. Há 150 anos, ele publicou a terceira edição de Folhas da Relva, com 456 páginas e 146 novos poemas, que consolidava sua defesa de uma sociedade baseada nos princípios de igualdade, solidariedade e amor.
O Jornal Unesp de novembro celebra o aniversário dessa edição clássica, ouvindo estudiosos do Brasil e do Exterior que se reuniram em Araraquara no mês de agosto para analisar as várias dimensões da obra de Whitman.
A edição também aborda a posição de destaque que a UNESP vem ocupando no ranking do ensino superior do Guia do Estudante da Editora Abril.
Este ano, a Universidade foi considerada pela publicação a segunda melhor instituição do país, atrás apenas da USP. Dos 105 cursos da UNESP avaliados pelo Guia em 2011, 102 receberam estrelas, ficando entre aqueles com melhores conceitos em nível nacional.
A dificuldade de se combater os atos de corrupção no Brasil também recebeu um espaço no jornal deste mês. De acordo com a cientista política Rita de Cássia Biason, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Câmpus de Franca, a própria ordem jurídica brasileira, por sua complexidade, torna mais difícil a punição das irregularidades.
Cada vez mais, os agricultores percebem a importância de se obter informações seguras sob as condições climáticas da região onde estão suas lavouras.
A fim de atender à demanda do setor rural, começou a ser implantada a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, formada por diversas estações automáticas, que permitirão inúmeros estudos e pesquisas climáticas.
A novidade anunciada nesta edição do Jornal UNESP é resultado de uma parceria entre a faculdade de engenharia do câmpus de Ilha Solteira e a Embrapa Semi-Árido ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).
Além disso, Ilha Solteira já oferece aos internautas o Portal do Clima, com dados e gráficos atualizados sobre as condições meteorológicas no noroeste paulista.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 16 de novembro de 2011, pág A - 04
|