ESTÍMULO A INFORMÁTICA


Professores do Estado estimularam o uso do computador. A Secretaria de Estado da Educação e a Intel do Brasil habilitaram oitenta e cinco professores da rede pública estadual a atuar como multiplicadores em oficiais para estimular outros educadores a usar o computador no ensino de suas matérias. O treinamento é parte do programa Intel Educação para o Futuro, uma iniciativa mundial da fabricante de processadores para melhorar o aprendizado de estudantes com o uso da informática.

A meta do projeto é ter até o final de 2002 cerca de 600 mil educadores treinados em 26 países. Os 85 professores receberam, em workshop realizado em Santos, treinamento de quarenta horas com instruções práticas de como incorporar à Internet, softwares multimídia aos seus planos de aula diários. Agora, eles serão responsáveis pela habilitação, neste primeiro semestre, de cerca de 5,6 mil professores coordenadores de escolas estaduais. Estes, por sua vez, treinarão, posteriormente, seus corpos docentes. No final da cadeia, a estimativa é ter um total de 56 mil educadores da rede pública treinados dentro do programa Intel Educação para o Futuro.

São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a integrar o projeto. Outros, no entanto, já demonstraram interesse em participar da Intel, como Paraná e Rio de Janeiro. Em São Paulo, participam ainda do projeto, paralelamente ao trabalho desenvolvido com a Secretaria de Estado da Educação, a Fundação Bradesco, que capacita professores de escolas públicas de Osasco, Campinas e Marília, e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Soza.

 

Jornal da Ilha, Ilha Solteira, Ano V, nº 491, 19 de Setembro de 2001, p.A2



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA