|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Chuva de abril supera média histórica
--------------------------------------------------------------------------------------------------
A chuva forte no final da tarde de terça-feira (12) deixou evidente a necessidade de estudos mais aprofundados sobre as galerias de captação de águas pluviais. Foram vários pontos de alagamentos, principalmente na Avenida Brasil e nas Alamedas.Na foto,a reportagem do Jornal da Ilha flagrou a água da chuva quase invadindo alguns estabelecimentos na Praça da Integração.
Essa terça-feira foi um dia atípico, conforme mostram os dados da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira.
No entanto, deve servir de alerta.Foram registrados 74,2 milímetros de chuva na terça-feira, ou seja, 74,2 litros de água por metro quadrado. Até agora a maior chuva registrada no mês de Abril pela laboratório de Hidráulica e Irrigação.A chuva se dividiu durante o dia em três períodos distintos.
No primeiro momento a chuva teve início às 14:25 e durou apenas 5 minutos, com apenas 0,6mm.Depois choveu mais meia hora, das 16:15 às 16:45, registrando 5,6mm.Já no fim da tarde, no último e maior período, a chuva teve início Às 17:25 e terminou às 20:40, ocorrendo a maior precipitação, com registro de 68,1mm, quase 92% do total do dia.
A Área de Hidráulica da UNESP também destacou a dificuldade no escoamento da água da chuva pelas galerias de águas pluviais.
Ela informou que, historicamente, a precipitação média para o mês de abril é de 79mm.Porém, somente nos 12 primeiros dias deste mês já foi acumulado 156,7 mm de chuva na cidade.
Quase duas vezes a média histórica.Com isso, a estação agrometereológicas automática da UNESP em Ilha Solteira já registra 815 mm neste ano, o equivalente a 64% da chuva esperada para o ano inteiro. A chuva até o mês de abril é de 29% maior do que o total de chuva esperado para o período.Além da chuva, a estação registrou temperatura média de 22,8° na terça-feira, com mínima de 19,6° (21h54) e máxima de 31,2°C (12h52).
A reportagem do Jornal da Ilha entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Ilha Solteira para obter informações sobre medidas para combater os pontos de alagamento. Até o fechamento desta edição a assessoria não havia se posicionado.Tão logo as informações sejam disponibilizadas o JI publicará matéria sobre o assunto.
Comerciantes, principalmente da avenida, afetados com esses alagamentos também foram ouvidos e estão buscando soluçao.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 20 de abril de 2011, p.A05
|