A água no fim do túnel 
Voltar

 
Século XXI, as previsões lançadas de que o mundo acabaria no ano 2000 não se concretizaram...
Aqui estamos em 2001, a odisséia no espaço não é mera ficção...uma pizza foi levada até um astronauta a bordo de uma nave espacial. Aplausos para o avanço da tecnologia!
O primeiro homem a pisar a Lua, contemplou incrédulo o planeta e disse: "A terra é azul"!!! Azul dos mares, rios e oceanos...azul das águas.
O homem se superou, superou sua capacidade de ser racional. Esbanjou, desperdiçou, não planejou o uso devido da água.
Século XXI, a população mundial é tão grande quanto aos avanços tecnológicos, porém, grande parte dessa população sofre com a falta de água potável, o que mata mais de cem pessoas por dia, e entre estas, as crianças são as principais vítimas, pois pagam com a vida pelo descaso com a falta de água tratada.
Século XXI, yes! Ainda habitamos o planeta azul! Azul de muita água, salgada! O homem já descobriu quase tudo. Quase! Falta-lhe descobrir outra fonte de vida: algo que substitua a água.
Século XXI, 500 anos de Brasil... fomos descobertos através do caminho das águas. Cinco séculos se passaram, cinco séculos de desperdício.
Chegamos a 2001, os "narcisos" da era moderna não poderão se contemplar na beleza cristalina das águas... a poluição mescla seu azul, consequência do brutal e globalizado crescimento econômico e populacional. 
Se as brilhantes mentes humanas não trabalharem em função do uso racional da água, viveremos em 2001 uma odisséia no escuro, e veremos no fim do túnel a água, ao invés da luz, pedindo socorro!

 
Mayara Duarte Ziroldo é aluna da Oitava Série do Colégio Anglo.
Nota da redação - O texto acima publicado venceu o Concurso de Redação promovido pelo TV - Progresso, cujo tem foi "Século XXI, a água pede socorro".
 
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, Ano VI, nº 392, 23 de junho de 2001, p. A2

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA