Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

Boletim Semanal do Clima

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP apresenta pesquisas importantes na região
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira apresenta neste sábado (27), em Palmeira do Oeste, trabalhos de pesquisas realizados na região noroeste paulista, em especial os desenvolvidos na Microbacia do Córrego do Coqueiro, que desde 2006 tem as águas sistematicamente avaliadas em vazão e qualidade.

Outros trabalhos de avaliação do uso e ocupação do solo, identificação e avaliação das áreas irrigadas e ainda o monitoramento climático da região deverá fazer com que agricultores, autoridades públicas, estudantes e população em geral prestigiem as palestras, conheçam e discutam as questões ligadas à disponibilidade e qualidade da água para o uso da irrigação, além dos aspectos ambientais ligados à microbacia, incluindo as fragilidades e como os trabalhos da UNESP podem contribuir para o planejamento da utilização dos recursos hídricos disponíveis nessa região.

De acordo com o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, coordenador dos trabalhos, “a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira tem por tradição disponibilizar em seu Portal todos os resultados de pesquisa, democratizando as informações e o conhecimento produzido, mas no evento será possível uma interação com a comunidade e também será uma oportunidade para os alunos de pós-graduação que realizam trabalhos de campo manter contato direto com os presentes”.

Segundo Tangerino, a Microbacia do Córrego do Coqueiro é representativa da região e a situação registrada, considerada crítica em termos de erosão, assoreamento e ausência de conservação do solo.

Ele afirma que, se não houver ações firmes de planejamento e recuperação ambiental, o comprometimento dos recursos hídricos será ainda maior, podendo limitar a expansão da área irrigada na região, sendo a irrigação um importante instrumento para garantir a viabilidade econômica das propriedades rurais. “A região registra oito meses de déficit hídrico, o que impõe limitações ao desenvolvimento de agricultura de alto nível”, ressaltou o professor. Não se registra chuva maior que 10mm na região há quase oitenta dias.

Fique sabendo – O Córrego do Coqueiro é um afluente do Rio São José dos Dourados e engloba os municípios de Jales, Urania, Palmeira do Oeste, Dirce Reis e São Francisco. Trata-se de um afluente de extrema importância para o abastecimento de água das cidades de Palmeira do Oeste e Marinópolis e ainda para o desenvolvimento da agricultura irrigada.

A UNESP de Ilha Solteira, por meio da Área de Hidráulica e Irrigação, desenvolve várias pesquisas na microbacia, que permitem a avaliação das fragilidades ambientais e ainda servem de base para o planejamento hidro agrícola regional.

 


Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 27 de agosto de 2011, pág A.06

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA