|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP amplia rede de monitoramento
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A UNESP Ilha Solteira, por meio da Área de Hidráulica e Irrigação, colocou novo serviço climático a disposição na última quinta-feira (23).
A Estação Agrometeorológica Marinópolis passou a transmitir variáveis climáticas em tempo real. Além dessa, outras seis estações integram a rede de monitoramento: Ilha Solteira, Bonança, Santa Adélia (Pereira Barreto), Santa Adélia Pioneiros (Sud Menucci), Paranapuã e Populina.
“Esta integração é mais uma etapa do projeto que disponibiliza informações a todos os interessados no clima e no tempo a partir da implantação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista,, cujas estações cobrem toda a área entre os rios Tietê, Paraná e Grande, possibilitando a realização de inúmeros trabalhos técnicos e de pesquisa em uma área ampliada”, considerou o professor Fernando Tangerino, coordenador do projeto na UNESP de Ilha Solteira.
Os interessados nas informações do tempo e do clima têm acesso no Portal do Clima da UNESP de Ilha Solteira a toda a base climática histórica coletada pela Área de Hidráulica e Irrigação e ainda pode acompanhar em tempo real as modificações do tempo.
As informações das estações são transmitidas pelo NACI ( Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação) por rádio e modem celular, são processadas, estimada a evapotranspiração e divulgadas em atualização a cada cinco minutos.
“A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira procura utilizar a base de informática instalada, incluindo os recursos humanos disponíveis para, junto com outras atividades de campo, como o monitoramento da qualidade da água e avaliação de sistemas de irrigação, ampliar e otimizar a transferência de conhecimento e tecnologia, com integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão”, explicou Tangerino.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 28 de setembro de 2011, pág A-04
|