|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Temperatura cai a 4,4ºC no dia mais frio do ano
--------------------------------------------------------------------------------------------------
A UNESP de Ilha Solteira, por meio da Área de Hidráulica e Irrigação, registrou nesta terça-feira, 28 de junho, o dia mais frio do ano.A temperatura começou a cair na segunda-feira, 27, a partir das 17 horas, e às 03 horas da manhã, a estação de monitoramento agroclimatológico registrou a temperatura de 4,4ºC. No dia anterior, às 07:50, a marca era de 7ºC, menor que os 11,2 ºC registrados no dia 26 de julho.
Apesar do frio intenso desta semana em Ilha Solteira e, em grande parte do país, na cidade, desde 1991, a menor temperatura registrada foi de 0,4ºC, no dia 10 de julho de 1994. A variação do tempo e os dados históricos do clima no noroeste paulista podem ser acompanhados pelo Portal Clima da Unesp de Ilha Solteira em clima.feis.unesp.br.
O boletim de ontem, terça-feira, indicou que Ilha Solteira está sem chuva há 18 dias. A estação considera dia de chuva as precipitações acima de 10mm. A última chuva, portanto, foi de 50,3mm, no dia 09 de junho de 2011. O acumulado do mês de junho é de 50,8mm de chuva. Cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado.
O monitoramento agroclimatológico realizado pela UNESP de Ilha Solteira está sendo ampliado com a instalação da Rede Agroclimatológica no Noroeste Paulista, como parte do projeto "Modelagem da produtividade da água em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra", uma cooperação institucional entre a Unesp de Ilha Solteira e a Embrapa Semiárido, com financiamento da Fapesp ( Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Facepe ( Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco).
A previsão do tempo para Ilha Solteira é de que a temperatura volte a subir a partir desta quarta-feira.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 29 de junho de 2011, pg A08
|