COMCITEC - PREFEITO REITERA PRIORIDADE


Encerraram-se, pelo menos por enquanto, os dias de tensão vividos entre o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Ilha Solteira - COMCITEC - e a Prefeitura, quando até os vereadores, da oposição e de situação, chegaram a manifestar suas preocupações na tribuna da Câmara. Em uma reunião realizada na última terça-feira entre os membros do conselho, o prefeito e alguns assessores reestabeleceram-se as relações de cooperação mútua na busca de alternativas para a geração de empregos no município. Na ocasião o prefeito reiterou o compromisso assumido em campanha de apoiar o desevolvimento do pólo tecnológico ilhense, comprometendo-se a rever os cortes financeiros efetuados nos projetos aprovados pelo conselho e aperfeiçoar o protocolo dos processos, evitando algumas falhas constatadas na comunicação entre a Prefeitura e o COMCITEC.

INCUBADORAS DE ILHA SOLTEIRA
O exemplo paranaense deixa claro que a incubação de empresas de tecnologia não é tarefa para curto prazo. Mesmo experiências vitoriosas, como a pioneira incubadora de Curitiba, não têm conseguido gerar muito mais que uma empresa por semestre, em média. Aqui em Ilha Solteira o COMCITEC tem recebido um número de projetos equivalente (pouco superior) ao longo destes primeiros 18 meses de atividade. A construção de um pólo tecnológico é um caminho difícil, que tem demandado algumas décadas, segundo as melhores experiências internacionais. No entanto, a soma perseverante de iniciativas nesse sentido tem garantido o estabelecimento de bases econômicas sólidas para o desenvolvimento de regiões inteiras em todo o mundo. O melhor exemplo continua sendo o Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde a oferta de bons empregos é uma constante.

FACITEC SERÁ REGULAMENTADO
Aprovada na Câmara Municipal desde o final de 2001, a lei que cria o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Ilha Solteira - FACITEC - aguarda regulamentação. Em função dos entendimentos entre o Prefeito, Dr. Dílson, e os membros do COMCITEC, em reunião realizada na última terça-feira, o fundo deverá ser regulamentado nos próximos dias, garantindo maior autonomia e agilidade às ações do conselho municipal, que gerirá diretamente o fundo.

Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 31 de agosto de 2002, Ano VI, nº 538, p. A-05



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA