|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OUTUBRO DE VENTOS E CHUVAS ACIMA DA MÉDIA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O mês de outubro confirma a tradição de ventos fortes trazendo problemas e prejuízos ao noroeste paulista. Esta é a constatação feita pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira, com base nos dados da estação agrometeorológica automática para o mês que terminou no último domingo.
Em 2009 foram registrados ventos fortes e neste ano isso se repetiu em maior intensidade. Neste ano a velocidade média do vento e média das velocidades máximas para outubro ficaram em 5,76 kilômetros por hora e 25,2 quilômetros por hora, respectivamente. Superiores aos 4,3 e 24,5 km/hora, registrados em 2009.
Devido à velocidade dos ventos, várias árvores caíram e até mesmo torres transmissão de eletricidade caíram. Em alguns pontos a estimativa é de que os ventos tenham passado dos 100 km/hora. Em relação às chuvas, a estação registrou em outubro 133,1 milímetros, superando a média histórica para o mês, que seria de 111 mm.
O dia que apresentou a maior precipitação no mês de outubro foi o dia 22, quando choveu 34,3 mm. A volta das chuvas após o longo período de estiagem de 143 dias em Ilha Solteira ajudou a menizar a temperatura e a umidade relativa do ar, diminuindo os riscos para os sistemas respiratórios e para a pele.
A umidade relativa para o mês de outubro ficou em 64,9% com mínima de 17,2% no dia 27, enquanto a temperatura média registrada até agora para novembro é de 24,3ºC, variando da mínima de 15,2ºC até a máxima de 36,7ºC, a média histórica para o mês é de 25,9ºC.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, Ano XIV, Edição 1.397, 03 de novembro de 2010, p.A.08
|