|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ILHA REGISTRA MENOR ÍNDICE DE UMIDADE DO AR DO ANO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A estiagem vem causando alerta em várias regiões do páis. Em Ilha Solteira, na última quinta-feira (25) foi registrado o menor índice de umidade relativa do ar do ano, apenas 12,1%. São mais de 110 dias sem chuva. Além do ar seco, mudanças repentinas de temperatura tembém têm causado problemas respiratórios entre a população ilhense.
Os sensores da estação agrometeorológica, operada pelo Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, registraram a menor umidade do ar do ano às 17h30 do dia 25 de agosto. Devido à falta de previsão de chuva, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) vem divulgando Aviso Meteorológico Especial para vários estados.
Emn agosto a temperatura variou de 9,1ºC a 35,3ºC. A umidade teve variação entre 12,1% e 95,0%. Durante esta semana também aumentou o período de insolação em Ilha Solteira, chegando a 11,5 horas no dia em que foi registrada a menor umidade do ar do ano. Isso significa que o sol brilhou 11,5 horas, o que favoreceu a queda da umidade.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% devem ser classificados como estado de atenção; abaixo de 20%, estado de alerta; e inferiores a 12%, estado de alerta máximo. Com isso, Ilha Solteira ficou perto do estado de alerta máximo. A umidade do ar é um dos parâmentros meteorológicos que varia muito ao longo de um dia dia e durante o ano. A noite e o começo da manhã são mais úmidos. Com o aquecimento no decorrer da tarde, o ar vai secando, perdendo umidade. Por isso, os menores índices de umidade em geral ocorrem durante a tarde.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, Ano XIV, Edição 1.378, 28 de agosto de 2010, p.A10
|