|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OUTUBRO CONFIRMA TRADIÇÃO DE VENTOS FORTES E CHUVA ABAIXO DA MÉDIA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Clima - Até o momento, choveu 94% do esperado para o período de janeira a outubro e os 885 milímetros anuais correspondem a 69,4% do esperado para o ano todo.
O mês de outubro de 2010 confirmou a tradição de ventos fortes e chuva abaixo da média. A informação é da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira.
Ventos fortes vem provocando estragos em Ilha Solteira desde o início de outubro. No último dia 06, árvores foram arrancadas provocando danos em diversas residências e comércios.
Mas foi nas praias qie o estrago foi maior. A força do vento derrubou árvores inteiras. A tempestade também destruiu alguns brinquedos infantis, interrompeu o fornecimento de energia elétrica e deixou os telefones mudos. um barco foi jogado para fora da água.
No dia 15, ventos de mais de 100 km/h derrubaram onze torres de transmissão localizadas sob o rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Em relação às chuvas, a estação agrometeorológica da UNESP registrou até ontem (29)
99,1 milímetros, índice inferior a média histórica para o período, que é de 111 milímetros. O dia 22 de outubro foi o dia ais chuvoso do mês, quando choveu o equivalente a 34,3 mm.
Até o momento, choveu 94% do esperado para o período de janeiro a outubro e os 885 milímetros
correspondem a 69,4% do esperado para o ano todo.
Se a comparação se der para os últimos 10 anos, o total de chuva até agora registrado no mês de outubro se equivale a média de 93 mm, com tendência a diminuição da precipitação
no período, porém, com irregularidades, como foi o caso do ano passado, com o maior registro de chuva da história, chovendo 211 milímetros.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, Ano XIV, Edição 1.388, 30 de outubro de 2010, p.A.08
|