PROJETO DA ESCOLA TECNICA DE JALES VENCE CONCURSO NACIONAL

Um projeto denominado "Ensino Agrotécnico - protagonista da mudança no meio rural no novo milênio da Escola Técnica de Jales está entre os vencedores de um concurso de nível nacional realizado pela VITAE, uma organização não - governamental de apoio à cultura, educação e promoção social. 
O projeto foi inspirado no programa de estágios que formandos da Escola Técnica realizam anualmente em 25 propriedades do Córrego da Figueirinha, onde pesquisam as maiores necessidades dos produtores daquela localidade. 
A partir do material levantado, os professores da Escola Técnica detectaram os problemas e decidiram propor soluções, transformando-as em projeto e submetendo-o ao crivo da ONG Vitae. 
Concorrendo com 50 outros projetos na categoria Ensino Agrotécnico, o de escola de Jales ficou entre os nove melhores, qualificando-se a receber equipamentos para implementar laboratório de Análises de Solos, Folhas e Plantas e Laboratório de Informática como também a informatização da biblioteca e ampliação do acervo, implantação da rede telefônica rural para acesso à Internet, capacitação de docentes, aperfeiçoamento das práticas de ensino, recursos no valor total de R$ 163.467,00. 
O objetivo do concurso, que consiste em um progama de apoio ao ensino técnico, é estimular a emergência e difusão de projetos de modernizasão curricular do ensino técnico e agrotécnico, apoiando o esforço de adaptação das instituições de formação profissional às mudanças decorrentes da evolução tecnológica e do processo produtivo. 
Com a realização do concurso, a Vitae pretende estimular as escolas técnicas e agrotécnicas a responder aos novos desafios, como a globalização dos mercados e a evolução tecnológica mundial, implementando inovações na organização e no desenvolvimento dos currículos e a recriação de ambientes de ensino.
O QUE É VITAE 
A Vitae é uma associação civil sem fins lucrativos que apóia projetos nas áres de Cultura, Educação e Promoção Social, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. 
Sua mantenedora é a Fundação Lampadia, constituída em 1985, com capital proveniente da venda das empresas do grupo Hochschild, que atuavam predominantemente na América do Sul. Entretanto, não mantém qualquer vínculo com as empresas que lhe deram origem, nem com outras empresas nacionais ou estrangeiras. 
A atuação da Lampadia, sediada em Liechtenstein, estende-se à Argentina e ao Chile, através das Fundações Antorchas e Andes. 
A Vitae também realiza projetos próprios e patrocina os de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, dando prioridade àqueles que tenham função catalisadora, possam servir de modelo a outras organizações,tenham efeito multiplicador e continuidade, uma vez cessado seu patrocínio.
PROPRIEDADES TERÃO PROGRAMA DE INFORMÁTICA PRÓPRIO
O projeto "Ensino Agrotécnico - protagonista da Mudança no Meio Rural do Novo Milênio" alicerça-se fundamentalmente na realização de estágios dos alunos nas propriedades dos bairros rurais Figueirinha, Perobas e Perobinha, com visitas regulares, ocasião em que o aluno vivencia o cotidiano do processo produtivo. 
Neste estágio, será estabelecido um processo de fluxo de informações, destinado, de um lado a municiar o processo de ensino, e de outro, procedimento de difusão de técnologias e extensão rural, sendo os alunos, agentes"solucionadores" de problemas,"mobilizadores" de pessoas e vontades "transformadores" das realidades imperantes no meio rural. 
Cada propriedade rural, através de seu aluno estagiário, que na concepção da escola será um projeto (constituído de sub-projetos, como uva, gado leiteiro,suinocultura,etc) será dotada no Centro de Informática da Escola Técnica, de um programa de administração e gerenciamento. 
Paralelamente, através das novas tecnologias da informação e da comunicação, especialmente a Internet e Agrocast, buscar-se-á capturar informações e conhecimentos, notadamente o comportamento dos mercados agropecuários, notícias do âmbito de crédito rural, legislação,dentre outras e confeccionar um informativo semanal, o qual será repassado e discutido com o produtor, por ocasião da próxima visita à propriedade rural. 
A implantação de laboratório de Análise de Solos para fins de fertilidade e de plantas, e sua integração ao processo de ensino - aprendizagem, promoverá substancial incremento na qualidade de ensino pela viabilização da realização de ensaios, experimentos e demonstrações e a extensão dos serviços de análise de solos e plantas ao segmento produtivo, contribuirá para o desenvolvimento regional. 
Na retaguarda desta metodologia de trabalho, está estabelecida uma agenda de capacitação na biblioteca da Escola Técnica. 
Através da realização de cursos e treinamentos aos docentes da Escola Técnica, busca-se a valorização de determinadas características como:criatividade, inteligência abstrata, capacidade de adquirir visão de conjunto do processo produtivo, flexibilidade para adaptar-se a situações novas, capacidade de liderança, de gerenciamento e processamento de informações, as quais serão potencializadas através dos mecanismos multiplicadores das relações professor x aluno e aluno x produtor, embasado no projeto de Integração Escola - Empresa para Agricultura Familiar. 
A informatização da biblioteca da Escola Técnica e incremento do acervo, busca oferecer aos usuários, o serviço de acesso à Internet por meio de terminais disponibilizados no centro de mídia eletrônica, propiciando a criação de relações de interdependência no acesso ao conhecimento, e transformando a biblioteca num espaço decisivo para oxigenar o ensino, tornando-o mais criativo, instigador e municiador de informações e conhecimentos à comunidade escolar e extensão aos atendidos no Projeto de Integração Escola - Empresa para Agricultura Familiar.
Jornal de Jales, 09/07/2000,nº 1855, p.1.7.