ENGENHARIA É TEMA DE PALESTRA DE PROFESSORES DA UNESP

 
          O Colégio Objetivo, através do Setor de Psicologia, sob a responsabilidade da psicóloga Kátia Resende, realizou mais uma rodada de palestras sobre as profissões. Desta vez, a engenharia e suas diversas modalidades foram apresentadas por professores da Faculdade de Engenharia da UNESP, campus de Ilha Solteira. O evento foi no dia 22 de agosto. 
          O engenheiro-mecânico Adyles Arato Júnior abriu a palestra apresentando a profissão como uma atividade que se iniciou com a civilizacão e que tudo o que é 
realizado hoje tem a contribuicão de pelo menos um engenheiro. 
          Em particular, ele afirmou que o engenheiro-mecânico é o profissional da era industrial e tem como campo de trabalho todas áreas da atividade produtiva humana. 
          O engenheiro-civil 
Renato Bertolino Júnior apresentou as áreas de atuação e as atividades típicas da modalidade que representa e afirmou que a mais utilizada é o projéto,cálculo e gerenciamento da construção de prédios, barragens e estrutura, atuando na área da geologia, saneamento básico transporte e meio ambiente. 
          Destacando a engenharia elétrica como um ramo moderno, o profissional desta modalidade, 
Jozué Vieira Filho, afirmou que a mesma envolve basicamente as áreas de Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica. 
          Atuando na 
agronomia, o engenheiro-agrônomo Francisco Maximinio Fernandes destacou que esta é uma engenharia que trabalha com os seres vivos, vegetais e animais. Ele lembrou que o Brasil é um país com forte base agrícola, e que a função da profissão é obter o aumento da produtividade, permitindo a obtenção de um produto de qualidade, baixo preço com boa lucratividade. 
          Os profissionais, ao encerrar o encontro, informaram que os cursos de 
AgronomiaEngenharia CivilElétrica e Mecânica da UNESP de Ilha Solteira estão entre os melhores do país, classificados tanto pelo provão como pelo Guia Abril.

Os engenheiros da UNESP, Francisco Fernandes, Renato Bertolino, Adyles Aroto, Josué Vieira e a psicóloga da escola, Kátia Resende.

Jornal de Jales, 10/09/2000, pag. 1.9 - nº 1864