FRUTAS DA REGIÃO RECEBERÃO SELO DE QUALIDADE CERTIFICADA


 

Técnicos e produtores de frutas discutem as normas para o Selo de Qualidade Certificada.
Mais uma proposta delineada no Programa de Revitalização da Fruticultura Regional está se concretizando: a criação do Selo de Qualidade Certificada.
Segundo o secretário municipal da Agricultura, Luiz Carlos Floriano da Silva, a necessidade de um mecanismo de garantia de qualidade foi identificada como um dos gargalos de competitividade das frutas regionais, especialmente para as uvas, haja visto a atitude irracional e criminosa de alguns fruticultores e agentes de comercialização que corriqueiramente colocam no mercado, frutas com baixo padrão de qualidade, como por exemplo uvas azedas que invariavelmente comprometem todo o mercado e principalmente a tradição das uvas da região.
"Variedades de uvas como a Brasil praticamente foram marginalizadas no mercado em decorrência de atingirem o cliente final extremamente azedas, ainda que parâmetros como cor, diâmetro de bagas e conformação de cachos fossem excelentes", revelou Floriano. Neste início de safra de 2001, de acordo com o secretário, a variedade Centenial (uva sem sementes) sofreu impacto semelhante a duas quinzenas atrás, pelo mesmo motivo.
Neste sentido, a SOCIEDADE FRUTAS DA REGIÃO DOS GRANDES LAGOS, entidade civil sem fins lucrativos, também criada a partir de propostas do Programa de Revitalização da Fruticultura Regional, que tem como finalidade e objetivos representar, defender, amparar e instruir o segmento dos fruticultores perante a cadeia produtiva dos agronegócios das frutas, estará emitindo a partir da safra de uvas de 2001, o SELO DE QUALIDADE CERTIFICADA - Frutas da Região dos Grandes Lagos.
As normas e requisitos exigidos para o produto receber a identificação do Selo de Qualidade, encontram-se em adiantada fase de discussão e elaboração, envolvendo representantes de entidades públicas e privadas e o segmento produtivo.
O pesquisador João Dimas da Embrapa, a coordenadora do projeto SAI-SEBRAE, Cláudia Miotto, o mestre em agronomia Paulo Sérgio Koga, da CATI /Casa da Agricultura/Secretaria Municipal da Agricultura e o engenheiro agrônomo Manoel Martins de Matos, representando a Sociedade Frutas da Região dos Grandes Lagos são os responsáveis pela elaboração das normas e requisitos.
O lançamento oficial do Selo de Qualidade Certificada - Frutas da Região dos Grandes Lagos ocorrerá durante a Feira de Agronegócios da Uva 2001, evento que a partir deste ano sucede a Festa da Uva.

Selo de Qualidade certificada, a novidade da safra

Para evitar que determinadas variedades de frutas atinjam o consumidor final com baixo padrão de qualidade, a Sociedade Frutas da Região do Grandes Lagos, entidade civil sem fins lucrativos, vai emitir o Selo de Qualidade Certificada, a partir da safra de uvas de 2001. A criação do Selo foi proposta no Programa de Revitalização da Fruticultura lançado em Jales em 10 de fevereiro, na Câmara Municipal, e começou a se concretizar esta semana.

PINHA

 

LARANJA

 

LIMA ÁCIDA

 

UVAS FINAS

2.908 ton.

 

8.420 mil cx.

 

2.137 mil cx.

 

26.210 ton.

 
 

BANANA

 

MANGA

 

COCO

 
  22.072 ton.  

579,7 mil cx.

  2.143 mil un.  

Este é um painel da produção de frutas da Região dos Grandes Lagos


Jornal de Jales, nº 1908, 22 de julho de 2001 - pg 01 e 05




UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA