DUAS MIL ÁRVORES SÃO
PLANTADAS E
6.000 ALEVINOS, SOLTOS


 
 Por Glauciane Pontes
 
O resultado final do 1º Encontro Náutico e Ecológico foi um exenplo de respeito e amor à natureza: duas mil mudas foram plantadas, contribuindo para o reflorestamento das margens do rio São José dos Dourados e 6.500 alevinos foram soltos, repovoando um dos rios mais despoluídos do Estado de São Paulo.
A manhã ensolarada de domingo, dia 18, foi mais um motivo para animar a organização, constituída pelos membros do Rotary Club de Jales Grandes Lagos, que já comemoravam o número de adesões: 25 embarcações inscritas.
Centenas de pessoas se amontoavam nas margens do rio São José dos Dourados, no distrito de Dalas, para acompanhar os preparativos da jornada ecológica, que estava só começando.
Na cidade de Marinópolis, onde ocorreu uma parada estratégica do grupo, todos foram surpreendidos pela população local, que os recebeu com fogos de artifício, faixas e cartazes.
"Ficamos emocionados em ver tanta receptividade ao evento", comenta o representante do Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais, o engenheiro agrônomo José Roberto Bóis.
O objetivo principal da parada foi o plantio de árvores e a soltura de alevinos. Estudantes e crianças do Projeto Renascer, de assistência ao menor carente do município, participaram das atividades ecológicas.
Em seguida, as 125 pessoas participantes partiram com destino ao ponto final, em Aparecida d' Oeste. Lá, mais homenagens foram destinadas ao grupo.
O evento contou com importantíssimo apoio da Polícia Florestal, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e DPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais) e os escoteiros, segundo o coordenador do encontro, Celso Siqueira.

Jornal de Jales, nº 1890, 25 de março de 2001, p. 1-12 




UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA