MANUAL DO PREFEITO EFICIENTE



 
"Deixai toda a esperança, ó vós que entrais!" Portal do inferno, Dante Aleghieri. (João Mellão Neto)

      Amanhã, 1º de janeiro, ao alvorecer do novo milênio, 645 almas de São Paulo estarão assumindo o comando suas respectivas comunidades. Que Deus as tenha em sua imensa Graça..... 
     Alguns, reconduzidos, já conhecem razoavelmente o ofício. A grande maioria, pela primeira vez. É a estes, em especial, que eu me dirijo. Permitam-me chamá-los, gernericamente, de "você". 
     Já presenciei vários inícios de governo. Como também já assisti a numerosos finais. Não tenho a presunção de ensinar-lhe o que deve ser feito. Afinal, o eleito foi você. Posso, no máximo, fornecer-lhe algumas gotas de experiência. 
     De todos os cargos executivos, o mais ingrato e espinhoso, sem dúvida, é o seu, de prefeito. Você está muito próximo do povo. Um mandato minicipal pode ser tanto o feliz início de uma grande carreira como triste fim de uma pequena. Não o tenha como trampolim. A piscina, muitas vezes, pode estar vazia. 
     Sinto dizer-lhe que o melhor já passou. Foi o glorioso interstício entre a eleição e a posse. Seu prestígio cresceu, os basjuladores se multiplicaram e você começa a sentir-se muito, mas muito bem, mesmo. 
     Não se preocupe. Isso passa. Dizia Luiz viv que, ao preencher um cargo público, ele obtinha um ingrato e dez descontentes. No dia 2 de janeiro você já terá ambos, aos montes. O champanhe acabou; a unanimidade, também. Começa a torturante tarefa de governar. 
     À porta da prefeitura haverá uma legião de solícitos burocratas à sua espera. Trata-os bem. Afinal, são eles, e somente eles, que conhecem o caminho das pedras. Mas não se iluda. Como gatos, eles são fiéis à casa, e não ao dono:  "O nosso prefeito é ótimo! Melhor que ele só mesmo o próximo!". É impossível contrariar essa gente. Eles são do tipo que jamais diz não a umaordem. Preferem dizersim, senhor, e logo a seguir fazer o contrário. É impossível agradar a todos. Conquiste os mais competentes e serão eles que o defenderão dos demais. 
     Não imagine que você vai  "virar a mesa". reza a experiência que todos os governos começam com muitos políticos e terminam com muitos tecnocratas. Da voluntariosa equipe que você montou com os seus correligionários, com o tempo você perceberá que só restarão alguns poucos. Metade você demitirá porque "não eram capazes de nada" e metade você demitirá por demitir porque "eram capazes de tudo". A cada um que sair, entrará um técnico em seu lugar. Em breve eles estarão, como sempre, ocupando quase toda a cadeia de comando. 
      Passados dois anos, você faz um balanço de sua gestão e percebe, aflito, que ainda não começou a governar. Alguns escândalos (falsos ou verdadeiros, não importa) terão surgido, sua popularidade está lá embaixo (é sempre assim.....), os vereadores da oposisão estão querendo a cabeça e os aliados, até mesmo a sua mesa. No front interno, a situação não é melhor: seus planos e programas ainda não foram efetivamente implantados, seus auxiliares passam o tempo brigando entre si e você não faz outra coisa senão adninistrar pressões, arranjar justificativas e pagar dívidas da gestão anterior. O que retou? 
     Algo muito importante: experiência. Agora você está realmente calejado para planejar, executar e governar de forma eficaz. Basta pôr em prática tudo o que você aprendeu na política: 
      -Errar é humano, perdora é divino. Mas eu não tolero nenhum dos dois! 
      - De quem a gente menos espera é que não sai nada mesmo. Rua! 
      - A principal causa dos problemas são as soluções. Quando alguém se aproxima de mim com a clara intenção de me ajudar eu fujo! 
      - Projetos mal planejados levam o triplo do tempo previsto. Planejo bem par que levem apenas o dobro! 
      - Quem afirma não ter pecados já demonstra pelo menos um! 
      - Segredo é algo que só guarda quem não sabe! 
      -Quando a gente está em dificuldades, aqueles que nos ligam para prestar solidariedade estão é querendo saber detalhes! 
      - A maneira mais segura de manter a palavra é não dá-la! 
      - Jamais discuta publicamente com um idiota. O povo não pode perceber quem é quem! 
      - Quando estou em dúvida, trato de ser convincente. 
      - Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo só piora. 
      -  Assessor que se preze tem que ter quatro esses! 
      - O homem em quem a gente confia menos rouba menos! 
      - Quando as peças não de encaixam, trato de usar um martelo maior! 
      - Bem-aventurados aqueles que não esperam gratidão. Estes, ao menos, não serão desapontados. 
      - Não me encham a paciência! Eu não pedi par ser prefeito! 
      - Estou contando os dias para me livrar desse inferno! 
      - Corto minha mão se continuar na política! (.....) 
      - Salve o Planeta! Reeleja o Maneta! 


Jornal de Jales, perspectivas - dezembro 2000. pág: 2-6