--------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia mais frio do ano e cem dias sem chuvas no Noroeste Paulista

A região Noroeste Paulista completou até 100 dias sem chuvas hoje, como nos municípios de Pereira Barreto, Ilha Solteira, Itapura e Populina, registrando também o dia mais frio do ano em quase toda a região, é o informa o Canal CLIMA da UNESP, operado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

De acordo com o  Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da  Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira  “a região registra com frequência um grande número de dias sem chuvas, portanto, o déficit hídrico, em função da média histórica de 87 dias sem chuvas é totalmente previsível, daí os investimentos crescentes em sistemas de irrigação pelos produtores de alimentos que se desejam ter a sustentabilidade do seu negócio, mas o problema deste ano, com até cem dias sem chuvas e até o momento, com média de 86 dias sem chuvas no Noroeste Paulista, foi a antecipação do período seco, mesmo com chuva no final de março, estas foram inferiores à evapotranspiração, daí o déficit já aparecer ainda em março. Em 2017, foram 93 dias sem chuvas em média, mas o déficit hídrico foi iniciado em junho, daí, as consequências da seca serem mais intensas este ano. Cana e pastagens foram, as que mais sentiram esta seca.”
Por outro lado, quem investiu em sistemas de irrigação está colhendo ótimo resultados, como destaca o Produtor Edvaldo Costa Mello de Paranapuã que está à 87 dias sem chuvas, “a produção  de tomate e olerícolas,  semente de  capim,  a florada  dos citros,  está  excelente, nunca  esteve  tão  bom como  esse  ano. Por exemplo, nos limões  iniciamos a  irrigação no início de maio, a laranja e a  ponkan no  início de junho e a florada  veio 15 dias  após  a irrigação”.  “Outras culturas que são tradicionalmente irrigadas na região são o milho e feijão”, complemente o Professor Dr. Fernando Tangerino, da UNESP.

Noite mais fria do ano
O frio chegou ao Noroeste Paulista, região de inverno ameno. O Canal Clima da UNESP Ilha Solteira informa que Ilha Solteira teve 8,1ºC às 4:53 h da manhã, sendo a noite mais fria do ano e temperaturas menores ou iguais a registrada nesta madrugada ocorreram em apenas 0,76% dos dias desde que a UNESP começou a fazer o monitoramento climático da região! Em 11 de junho de 2017, foi registrado 7ºC e a menor temperatura registrada foi de 0,4ºC em 10 de julho de 1994.
Itapura registrou a menor temperatura da região Noroeste Paulista, às 06:58 horas, segundo o Canal Clima da UNESP Ilha Solteira foi registrado 7,5ºC, situação igual ou de temperaturas inferiores que ocorreu em apenas 0,74% dos dias monitorados pele Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.

Consulta ao monitoramento climático na região Noroeste Paulista
Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista monitora o tempo na região através de registros feitos à cada 10 segundos – chamado de tempo de varredura – e disponibiliza as variáveis climáticas em tempo real e também toda a base histórica de forma livre e gratuita no Canal Clima da UNESP Ilha Solteira(http://clima.feis.unesp.br) com atualização dos dados, gráficos, mapas e tabelas a cada cinco minutos.

Este monitoramento permite à sociedade acompanhar não somente as variações do tempo, mas também conhecer e entender os transtornos causados pelos eventos climáticos extremos, como por exemplo as inundações ou uma seca prolongada, ou ainda, a queda de produtividade na citricultura causadas por temperaturas elevadas.

Jornal Dia a Dia, 11 de Julho de 2018