Temperaturas e evapotranspiração continuam elevadas e região Noroeste Paulista ainda sem chuva para iniciar plantios de verão

A região Noroeste Paulista continua com temperaturas elevadas e depois de registrar em apenas dois dias 83 mm, o que seria o volume de chuva esperado para mês de outubro, já são 18 dias sem chuvas. Apenas em Ilha Solteira, na tarde de quinta-feira, dia 19, após a temperatura atingir 38,5ºC foram registrados pela Rede Agrometeorologica do Noroeste Paulista  7,6 mm de chuva.

Ainda assim, após a chuva no município de Ilha Solteira, a chuva acumulada para o mês de outubro representa aproximadamente 70% quando comparada com a média histórica do mês, ao mesmo tempo, as estações agrometeorologias localizadas no município de Paranapuã, Populina e Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) não registraram ainda os valores esperados, com cerca 10 mm de diferença entre o histórico e 2017 do mês de outubro. Para as estações Bonança, Itapura, Marinópolis e Santa Adélia Pioneiros os valores acumulados do mês já superaram a média histórica.

Apesar da chuva que aconteceu no município de Ilha Solteira a evapotranspiração de referência registrada foi de 5,4 mm/dia, no entanto a estação Santa Adélia localizada no município de Pereira Barreto registrou uma evapotranspiração de referência de 7,2 mm/dia, com isso o agricultor que tem culturas no campo precisaria ligar o sistema de irrigação para suprir o déficit produzido pela evaporação da água no solo e da transpiração das plantas, contudo a irrigação ainda continua sendo a pratica diária para todo o Noroeste Paulista. Também o plantio de verão, que normalmente se inicia em outubro, sob condições de sequeiro, totalmente dependente das chuvas ainda não se iniciou.

De acordo com o gráfico de evapotranspiração de referência histórica e de 2017 do mês de outubro, os valores médios diários comparados com os médios históricos encontram-se bem próximos, observando estes valores e analisando o gráfico de chuva, que mostrou em algumas das estações valores acumulados menores aos esperados, leva-nos à entender do porque o agricultor tem que continuar ligando o sistema de irrigação para poder pagar a conta da água utilizada pelas culturas.

Temperaturas recordes
O mês de outubro está marcado por temperaturas recordes em todo o Noroeste Paulista. Depois das temperaturas amenas nos quatro primeiros dias do mês, chegou com frequência à mais do que 39ºC alcançando à 40,7ºC em Sud Mennucci no dia 13 conforme dados disponíveis no Canal CLIMA da UNESP em http://clima.feis.unesp.br

Ontem a temperatura máxima média do Noroeste Paulista ficou em 33,9ºC, com maior temperatura em Paranapuã com 35,4º e a menor registrada em Marinópolis com 29ºC . Hoje, a região próxima do rio Grande liderou as temperaturas mais altas, com Paranapuã 36,2ºC às 15:17 h, seguido de Marinópolis com 34,ºC às 16:37 horas.

Agora em Ilha Solteira 32,8ºC e 35,4ºC em Paranapuã.

Jornal dia a dia, 21 de Outubro de 2017.